Mais uma vez o povo do estado de Rondônia foi exposto à humilhação nacional através de ofensas duras e xenofóbicas proferidas em um espetáculo de humor apresentado pelo comediante gaúcho, Rafinha Bastos. Ofensas que demonstram o claro preconceito de alguns prepotentes “artistas” da região sul e sudeste do Brasil em relação, aos costumes, aspectos físicos e culturais do povo oriundo da região Norte.
Porém, o fato é que esse comediante em questão, Rafinha Bastos, simplesmente personifica a ignorância, estupidez e total falta de conhecimento sobre é que é Rondônia, ou o que nosso estado representou e ainda representa no desenvolvimento do país, mas não vou dar aula de conhecimentos gerais sobre o estado de Rondônia para esse cidadão, pois ele não é digno de tal honra, vou apenas me ater ao que ele falou, fez e profanou em seu “espetáculo”.
Rafinha Bastos vem de uma geração de comediantes que se consideram extremamente intelectuais e descolados, por isso o que falam e comentam são extremamente repercutidos, principalmente nas redes sociais da internet, onde milhares de jovens o consideram tão significante que recentemente ele foi considerado uma das pessoas mais influentes do Twitter no Brasil.
Ao chamar o povo rondoniense de feio, ele simplesmente ofendeu o povo da Paraíba, Rio Grande do Norte, São Paulo, Ceará, Paraná, e até de seu estado natal o Rio Grande do Sul, comunidades que migraram para Rondônia em busca de uma vida melhor, e que representam os traços genéticos de nosso estado.
Então como pode Rafinha Bastos, subir em palco, e com um tom arrogante e prepotente e seu gestual, querer definir ou personificar a estética do povo rondoniense, se nem mesmo nós que somos daqui ainda não temos essa definição?
Ou será que ele estava se referindo aos nativos de Rondônia? Aos índios? Então você Rafinha Bastos acha que os índios são feios e filhos do demônio? Não? Então senhor Rafinha Bastos, como pode você subir em um palco e humilhar, comentar e menosprezar sobre uma coisa que ao menos sequer sabe do que está falando?
E o pior de tudo, a hipocrisia desse senhor é tão grande, que no próprio programa que ele apresenta em rede nacional o CQC, quando um deputado fez declarações racistas e preconceituosas, o próprio Rafinha Bastos ficou indignado, mas, e o que o senhor fez com o povo de Rondônia não foi a mesma coisa?
Não acredito que alguém que se considera tão intelectual precise se utilizar de condições estéticas de um povo para fazer graça, isso é coisa de gente ignorante, isso sim é coisa de gente feia, de gente podre.
O pior de tudo é que esses impropérios estão gravados em um DVD que está sendo vendido em todo o país, ele vai ganhar dinheiro para disseminar para todo o Brasil uma imagem humilhante do povo de Rondônia, ele vai ganhar dinheiro para profanar o preconceito.
Acho que essa é uma oportunidade que finalmente o povo de Rondônia tem de se unir e começar a defender nossa postura de respeito perante ao Brasil, podemos sim exigir que a venda desse DVD seja proibida, pois ele claramente nos humilha e nos expõe ao ridículo.
Não podemos mais aceitar essas submissões, temos de que deixar de ser o povo que enriquece e bate palmas para quem não gosta de nós, vamos mostrar a beleza do povo de Rondônia ao senhor Rafinha Bastos.