Câmara Municipal de Nova Mamoré (RO) concedeu licença de 30 dias para o vereador Jair Alves de Oliveira, mais conhecido como Jair da 29 (PL). Em votação simbólica e unânime, a Casa aprovou afastamento de 30 dias, sem remuneração. A decisão foi tomada em sessão extraordinária realizada no dia 24 de novembro de 2025.
Como registrou
Rondoniaovivo, Jair da 29 foi alvo da operação ‘Godos’, que investiga um esquema de invasão de terras no estado, e foi preso sob suspeita de integrar uma estrutura criminosa violenta. O afastamento foi autorizado por meio do Requerimento de Licença nº 01/2025, com início retroativo ao dia 22 de novembro, sob a justificativa de tratar de "assuntos de interesse particular", conforme previsão da legislação.
FOTO: Licença foi aprovada sem manifestações contrárias / Reprodução via EuIdeal
A operação ‘Godos’ foi deflagrada pelo Ministério Público de Rondônia, com apoio das Polícias Militar e Civil, com objetivo de desmantelar uma quadrilha envolvida em invasões de terra, homicídios, extorsão, tortura, furtos, roubos, posse e porte ilegal de arma de fogo. Além de Jair da 29, também foi preso José Carlos R. S., conhecido como "Eletricista", ex-vereador e atual subsecretário de Agricultura de Nova Mamoré.
A 2ª Vara de Garantias da Comarca de Porto Velho emitiu 50 mandados de prisão temporária e 120 mandados de busca e apreensão, além de decretar sequestro, arresto, bloqueio e a indisponibilidade de bens, direitos e valores de R$ 2.052.919.545,16, referentes aos danos materiais, ambientais, climáticos e produto dos crimes.