MARCOS ROGÉRIO: A pedido do senador, Senado debate desintrusão na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau

Segundo Rogério, audiência pública é mais um desdobramento das ações iniciadas durante a diligência realizada em Rondônia

MARCOS ROGÉRIO: A pedido do senador, Senado debate desintrusão na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Atendendo a requerimento do senador Marcos Rogério (PL-RO), a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado realiza, nesta quarta-feira (10/12), uma audiência pública para discutir os conflitos fundiários e os processos de desintrusão na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia. 
 
O debate foi solicitado por meio dos Requerimentos nº 123 e 124/2025, ambos de autoria do parlamentar rondoniense. A reunião contará com a presença da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, da presidente da Funai, Joenia Wapichana, e do presidente em exercício do Incra, César Aldrighi, além de representantes do Ministério Público Federal, prefeitos e lideranças locais. 
 
Segundo Marcos Rogério, a audiência pública é mais um desdobramento das ações iniciadas durante a diligência realizada em Rondônia, que buscou ouvir in loco produtores rurais, lideranças indígenas e representantes de órgãos públicos sobre a situação na área.
 
“O que acontece em Rondônia é uma injustiça. Famílias que estavam ali há décadas, com título do próprio Estado, estão sendo tratadas como criminosas por causa de um erro do próprio Estado. Não há democracia onde o cidadão perde a casa, o trabalho e a dignidade por decisão desencontrada de órgãos que não se falam. Por isso, buscamos colocar os órgãos frente a frente para dialogarem e entrarem em consenso sobre a situação”, explicou Marcos Rogério.
 
Segundo Marcos Rogério, a audiência pública busca garantir transparência e equilíbrio na condução das ações de desintrusão, de modo a proteger os direitos dos povos indígenas, sem penalizar famílias de produtores rurais que possuem títulos legítimos de propriedade, concedidos pelo Estado.
 
“Essas famílias foram assentadas legalmente, receberam títulos do Estado e agora estão sendo tratadas como invasoras. O erro foi do próprio governo, e é ele quem deve corrigi-lo”, ratificou Marcos Rogério.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS