Muita gente questiona se é possível emagrecer sem perder músculos. Afinal, não é nada animador perder peso com déficit de massa muscular. Para quem tem o hábito de fazer dietas mirabolantes, há realmente mais riscos de um resultado indesejado.
Quando você está buscando um caminho eficaz de perder gordura e, ao mesmo tempo, ganhar músculos, é fundamental compreender que a nutrição desempenha um papel importante nesse processo. É o que garante a nutricionista esportiva e personal trainer Rebecca Ward.
Segundo ela, a chave para atingir esses resultados não é reduzir drasticamente as calorias, mas ajustar a alimentação para apoiar o treinamento e a recuperação. Veja o que ela diz sobre as melhores estratégias.
É possível perder gordura e ganhar músculos na dieta para emagrecer?
Rebecca destaca ao Business Insider que quem deseja perder gordura e ganhar músculos deve incorporar mais carboidratos à dieta.
Ainda que muita gente considere os carboidratos como verdadeiros vilões da dieta devido ao seu potencial para o ganho de peso corporal, a especialista ressalta que esses nutrientes são essenciais para fornecer energia durante os treinos, mas não é só.
"Os carboidratos não são importantes apenas para treinar mais, mas também ajudam a repor os estoques de glicogênio após cada exercício, o que acelera a recuperação", explica.
Sem energia suficiente, os treinos podem ficar comprometidos e os resultados, menos eficazes.
A redução excessiva de calorias impacta o crescimento muscular
Quando uma pessoa deseja perder gordura e ganha músculos, uma das primeiras iniciativas é reduzir drasticamente o consumo de calorias. Esse é um erro bastante comum, aponta a nutricionista.
O fato de não comer o suficiente para evitar a ingestão calórica, muitas vezes, pode levar as pessoas à fadiga, perda muscular e metabolismo mais lento.
Uma pessoa que faz cinco sessões de CrossFit e cinco aulas de cardio por semana, por exemplo, e tem uma dieta hipocalórica (cerca de 1.300 calorias por dia) é insuficiente para sustentar seu nível de aptidão física, afirma a personal trainer.
"É importante que ela coma mais, principalmente carboidratos, para que seu corpo tenha combustível suficiente não só para treinar, mas também para se recuperar adequadamente”, observa.
Embora o déficit calórico para perder gordura seja necessário, consumir poucas calorias pode fazer com que o corpo entre em um estado de estresse e não seja capaz de criar músculos de maneira eficaz.
Inclua gorduras saudáveis na dieta para o ganho de massa muscular
A especialista também aponta a importância de incluir gorduras saudáveis à alimentação, pois garantem energia em treinos de baixa intensidade e são essenciais para a recuperação muscular. Ela cita algumas como exemplo:
Óleos saudáveis;
Abacates;
Nozes;
Sementes.
"Eles são excelentes fontes para melhorar a absorção de vitaminas lipossolúveis e otimizar a saúde geral", destaca ela.
Mesmo que seja possível perder gordura e ganhar músculos ao mesmo tempo, a personal trainer aconselha buscar os objetivos em fases separadas para obter melhores resultados.
Ganho muscular: durante a etapa de ganho muscular, ela orienta ter um ligeiro excedente calórico para permitir o crescimento muscular.
Perda de peso: após o ganho de massa muscular, você pode entrar em uma fase de déficit calórico para reduzir o percentual de gordura corporal sem comprometer a massa muscular adquirida.
"Focar numa fase de manutenção de calorias para ganhar massa muscular e depois passar para uma fase de perda de gordura é mais eficaz e saudável do que tentar fazer as duas coisas ao mesmo tempo", afirma a profissional.