ESCONDENDO O QUÊ? Governo de Rondônia desafia a Lei e impede acesso ao sistema SEI

A Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) obriga que governos sejam transparentes em suas ações

ESCONDENDO O QUÊ? Governo de Rondônia desafia a Lei e impede acesso ao sistema SEI

Foto: Ilustrativa

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em uma manobra que mais parece uma aula prática de como subverter as normas democráticas, o Governo de Rondônia começa o ano de forma audaciosa: ignorando frontalmente a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). 
 
De forma flagrantemente contrária ao que prega o próprio espírito da Constituição Federal em seu artigo 5º, inciso XXXIII, o governo decidiu restringir o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) ao público, negando aos cidadãos a possibilidade de acompanhar o andamento de processos administrativos e ambientais.
 
Dizem que “quem não deve, não teme”, mas parece que o Governo de Rondônia tem muito o que esconder. A medida, que se assemelha a uma tentativa velada de operar longe dos holofotes da opinião pública, não só fere a Lei de Acesso à Informação, como também é um tapa na cara da sociedade civil e do princípio da publicidade administrativa.
 
O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RO), órgão que deveria ser ouvido com a devida seriedade por qualquer governo que se preze, já determinou que o acesso ao SEI seja garantido ao público. 
 
No entanto, em um verdadeiro show de desobediência institucional, o governo optou por ignorar tal ordem, privando os cidadãos do direito à informação e ao controle social — direitos esses consagrados no artigo 37 da Constituição Federal, que estabelece a publicidade como um dos princípios fundamentais da administração pública.
 
Os defensores da transparência pública apontam que tal medida não é só um descuido, mas uma estratégia calculada para reduzir a visibilidade dos atos administrativos. Celso Antônio Bandeira de Mello, renomado doutrinador em direito administrativo, é claro ao afirmar que “a publicidade é o poder-dever de dar conhecimento ao administrado dos atos de administração”. 
 
Em outras palavras, a administração pública não apenas tem o direito, mas o dever de expor suas ações para o escrutínio da sociedade. O desrespeito a esse princípio transforma o governo em um castelo de cartas trancado, onde os atos ganham ares de segredos de Estado.
 
A ironia é que, em um mundo cada vez mais conectado, onde o acesso à informação é essencial para uma gestão responsável, o Governo de Rondônia parece andar na contramão. Em plena crise ambiental, quando o impacto das decisões locais pode ser devastador para biomas inteiros, restringir o acesso à informação é mais do que um retrocesso; é uma afronta à inteligência e aos direitos dos cidadãos.
 
A “opacidade institucional” resultante desse bloqueio reforça a percepção de que a transparência não é bem-vinda em determinadas esferas do poder público. Com isso, o cidadão, que deveria ser o verdadeiro protagonista do controle social, é relegado à função de expectador impotente. Isso levanta uma questão incômoda: por que um governo comprometido com a legalidade e a moralidade administrativa temeria a luz da transparência?
 
Essa semana, o Rondônia Ao Vivo começa um especial: irá apresentar uma série de ataques diretos à Lei de Acesso à Informação na SEDAM/RO.
 
Se estão "passando a boiada", iremos mostrar alguns pontos.
 
E se você quer contribuir com o jornalismo investigativo e ambiental, mande a sua contribuição. 
 
Iremos ter três prêmios, no fim do mês para as melhores contribuições de informações e documentos envolvendo a SEDAM/RO:
 
1º Cadeado de Chumbo: Informações que o Governo decretou sigilo.
 
2º Suco de Veneno: Informações sobre agrotóxicos e mercúrio.
 
3º Correntão de Ouro: Informações sobre políticos que tenham causado danos ambientais.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS