MAIS TEMPO: Vacinação contra a influenza e o sarampo são prorrogadas em Porto Velho

A ação reforça a importância em alcançar a meta de 95% de vacinação para as crianças de seis meses a menores de cinco anos

MAIS TEMPO: Vacinação contra a influenza e o sarampo são prorrogadas em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Porto Velho, assim como o restante do país, prorrogou até 24 de junho as Campanhas Nacionais de Vacinação contra Influenza e o sarampo. A prorrogação se dá em virtude da baixa cobertura vacinal dos públicos prioritários que está aquém das metas estabelecidas para ambas as campanhas.
 
 
Na recomendação do Ministério da Saúde o pedido é para que os municípios alcancem a meta mínima de 90% de cobertura vacinal, de forma homogênea, para reduzir as complicações e óbitos nesses grupos.
 
 
O pedido ainda reforça a importância em alcançar a meta de 95% de vacinação para as crianças de seis meses a menores de cinco anos e vacinar os trabalhadores da saúde contra o sarampo de forma seletiva, por considerar a alta transmissibilidade, a gravidade, as complicações e óbitos pela doença.
 
 
Apesar dos esforços da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) na descentralização da campanha, atuando em todas as unidades básicas de saúde com a sala de vacina e com o posto de atendimento no Porto Velho Shopping, a vacinação contra o sarampo, até agora, entre o público infantil de 6 meses a menores de 5 anos foi de apenas 11.66% do público esperado, enquanto a de trabalhadores de saúde chegou a 39,66%.
 
 
A vacina contra influenza na capital também tem números preocupantes, abaixo do esperado. Apenas 11.76% das crianças imunizadas e 33,11% dos idosos.
 
"Influenza (gripe)o nosso foco maior são as crianças de seis meses a menores de cinco anos, as gestantes, puérperas, os trabalhadores da saúde e os idosos acima de 60 anos. Lembrando que nesse momento ainda não está aberto à população em geral”, explicou Elizeth Gomes, coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa.
 
 
Todas as unidades de saúde da capital ofertam as doses contra a influenza, sarampo e covid-19. Os locais e horários podem ser consultados aqui.
 
 
“Não existe a previsão de uma nova prorrogação. A gente encerra realmente no dia 24. Então, você que está dentro do grupo, procure uma das nossas unidades de saúde”, finaliza a coordenadora.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS