Pesquisadores da Universidade de Genebra, na Suíça, podem ter encontrada a resposta para essa dúvida em uma espécie unicelular. Saiba mais sobre essa história aqui.
Quem acompanha as notícias do mundo gastronômico, sabe que existem muitos debates acalorados nesse meio. No TudoGostoso, tentamos ajudá-los a navegar algumas dessas questões, como se os ovos são bons ou ruins para você ou se a manteiga ou a margarina é mais saudável, para que você possa fazer escolhas conscientes no seu dia a dia.
Existe uma discussão, porém, que estava sem resposta definitiva até o momento: afinal, o que veio primeiro, a galinha ou o ovo? Cientistas acreditam que finalmente resolveram esse antigo debate. Saiba mais sobre essa história.
O que veio primeiro, a galinha ou o ovo?
Ao analisar uma espécie unicelular conhecida como Chromosphaera perkinskii, que existiu há mais de 1 bilhão de anos atrás (ou seja, muito antes da aparição dos primeiros animais), pesquisadores da Universidade de Genebra, na Suíça, descobriram que sua estrutura celular é muito similar à dos embriões.
De acordo com os responsáveis pela pesquisa, isso pode indicar que os programas genéticos relacionados ao desenvolvimento embrionário, em que o óvulo é fertilizado e se transforma em um embrião, já existiam antes da vida animal no planeta. Então, a capacidade para “criar ovos” apareceu primeiro do que as galinhas.