PAINEL POLÍTICO – Precatórios: “dura lex, sed lex” - Por Alan Alex
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Abrindo
Em 21 de junho deste ano, a coluna alertava para a possibilidade da Polícia Federal realizar buscas em escritórios de advocacia e na própria OAB, para encontrar documentos ou provas de envolvimento de advogados, membros da cúpula da OAB no escândalo dos precatórios do Sintero. Praticamente seis meses depois, eis que a Polícia Federal amanhece na casa do atual presidente da OAB, advogado Hélio Vieira, candidato a vaga de Conselheiro Federal na chapa de sua esposa, Zênia Cernov, candidata à vice-presidência da OAB e no escritório de Orestes Muniz, também candidato ao cargo de Conselheiro Federal na mesma chapa.
Consequências
A OAB é uma instituição de nome internacional, participou ativamente de diversos momentos históricos do País, sempre se posicionando de forma clara contra injustiças e lutando pela manutenção da lei e da ordem. Após a redemocratização do país, a Ordem continuou atuando politicamente e também na defesa do exercício profissional dos advogados, tendo participado no impeachment de Fernando Collor de Mello em 1992, nas reformas constitucionais e protestando contra o abuso no uso de medidas provisórias, bem como contra a falta de ética, tanto na política quanto nas eleições. Nunca na história da instituição a OAB se viu envolta em denúncias de corrupção ou qualquer outra suspeita. Para dirigir a Ordem, é necessário ter uma reputação ilibada, onde não paire qualquer tipo de dúvida sobre as pessoas que ali a representam. A OAB deve estar acima dessas questões pessoais, de vaidades e picuinhas. Pela primeira vez na história da Ordem, desde 1930, a instituição tem sua imagem maculada e aqui em Rondônia, o primeiro foi a lavagem da fachada pelos deputados e agora seu presidente envolto em suspeitas.
Evidente
Que todo o processo está em fase de inquérito. Buscas não representam culpa nem podemos ser levianos a ponto de condenar fulano ou beltrano. Mas esse é um momento delicado e em situações como essa, esperamos altivez por parte de pessoas que representam a instituição. Sobre elas não podem pairar dúvidas. Que moral a entidade vai ter para cobrar ética seja lá de quem for, enquanto a sociedade observa com desconfiança a condução suspeita da OAB?
Posicionamento
Os advogados precisam colocar de lado suas diferenças e cobrar uma ação concreta por parte dos atuais gestores em relação ao que vem ocorrendo na OAB. Que exemplo é esse que eles dão aos futuros advogados, acadêmicos de Direito que sempre enxergaram a Ordem como um solo sagrado, imaculável e que agora escorre a lama da suspeição por suas paredes, manchando sua história, seu legado? Como Orestes Muniz, um advogado cujo nome estava cotado para assumir no futuro próximo uma cadeira no Conselho Nacional de Justiça permitiu se ver envolto em tão escabroso e obscuro escândalo?
Luz nas trevas
Com a prisão da advogada Elisiane de Lisieux Ferreira e seu marido, José Hernandes, muita coisa deve clarear nessas investigações, principalmente o possível envolvimento de servidores do Tribunal Regional do Trabalho no pagamento irregular de precatórios, feito através de falsificações grosseiras de procurações. A participação de magistrados não está descartada, principalmente da juíza Isabel Carla Piacentini. Como as investigações estão em segredo de justiça, só teremos confirmações após a conclusão do inquérito.
Concessionária
A ida da Polícia Federal na concessionária da Kia Motors e em uma garagem de carros usados se deu em função da compra de veículos. Na Kia a polícia queria saber da venda de um Sorento, adquirido pela juíza Isabel Carla para seu filho e uma Tucson que teria sido vendida pela garagem de usados, que estaria em poder da filha da magistrada.
Viagem
Isabel Carla está de passagem marcada para esta noite com destino a Suíça.
Relembrando
As denúncias que deram origem a essa investigação foram feitas por uma servidora do TRT que afirmou, inclusive, ter visto um magistrado recebendo uma caixa de papelão com dinheiro das mãos de um advogado. Além disso, ela afirmou ter sido ameaçada e chegou a ser incluída no programa de proteção a testemunhas do Governo Federal. Ela citou a participação do desembargador corregedor que está afastado, Vulmar Coelho e o juiz Domingues Sávio, que também está suspenso da função por determinação do Conselho Nacional de Justiça.
Vulmar
Por sua vez, acusou publicamente através da leitura de uma carta aberta, a juíza Isabel Carla Moura Piacentini e afirmou que os esquemas incluem ainda a atual presidente do TRT, seu ex-marido, que também foi juiz naquela Corte e outras pessoas.
Inquérito
As investigações sobre os precatórios do TRT de Rondônia estão longe da conclusão. Tramita em segredo de justiça, o que complica o acesso às informações. Vamos aguardar o desfecho.
Na pauta
A ação contra o senador Ivo Cassol que poderá cassar seu mandato por ter participado de um culto em Rolim de Moura na companhia de João Cahúlla, comandado pelo bispo popstar Valdemiro Santiago está na pauta do Tribunal Regional Eleitoral da próxima quarta-feira, 07. O relator do processo é o desembargador Sansão Saldanha.
Falando em Cassol
O senador apresentou nesta quarta-feira o Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 539/2012, de sua autoria, que convoca plebiscito sobre a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. O artigo 2º da proposta sugere a data do primeiro turno das eleições 2014 para a realização da consulta aos eleitores, que deverão deliberar sobre a seguinte questão: “Você é a favor ou contra a alteração da maioridade penal de dezoito para dezesseis anos?”.
Ainda o Senado
O plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira, projeto de lei que tipifica crimes cibernéticos. A proposta foi batizada de “Lei Carolina Dieckmann”. A atriz teve fotos roubadas por hackers de seu arquivo pessoal e divulgadas na internet. Atualmente não há legislação específica e os crimes nessa área são tratados como estelionato. O projeto ainda tem que ser votado pela Câmara dos Deputados.Pela proposta, a invasão de “dispositivo informático” será punida com prisão de três meses a um ano, além de multa. A mesma punição será aplicada em quem produz, distribui ou vende programas de computador capazes de permitir a invasão de dispositivo. Há agravantes para casos em que a invasão resultar na obtenção de informação sigilosa, comunicação eletrônica privada, segredos comerciais ou industriais, controle remoto não autorizado do computador invadido.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
Consumir apenas um sanduíche no café da manhã pode afetar a saúde cardíaca
Uma pesquisa realizada pela Fundação do Coração e Derrame reuniu um grupo de estudantes saudáveis e não fumantes para analisar os males causados pelas refeições gordurosas. Os estudantes passaram por dois exames: o primeiro, num dia em que não tomaram café da manhã; e, o segundo, quando consumiram dois sanduíches, num total de 900 calorias e 50g de gordura, logo na primeira refeição. Duas horas depois de comer os sanduíches, o nível de gordura no sangue aumentou e a velocidade em tempo integral (VTI) diminuiu entre 15% e 20%. De acordo com Dr. Todd Anderson, pesquisador da Fundação do Coração e Derrame, as gorduras podem se acumular nas artérias ao longo de décadas e atrapalhar a passagem do fluxo sanguíneo. O especialista lembra ainda que o consumo de apenas uma refeição isolada apresenta resultados temporários; mas, ao longo do tempo esses alimentos podem fazer muito mal à saúde. Dra. Beth Abramson, porta-voz da fundação diz que o estudo mostra que o comportamento individual é a espinha dorsal da prevenção de doenças cardíacas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!