Com o propósito de verificar o andamento do projeto de construção de um Centro Sócio-educativo para atender adolescentes em conflito com a lei em Porto Velho, o secretário adjunto de Justiça de Rondônia, Gabriel Tomasete, esteve na última sexta-feira (25) em Brasília, com o coordenador-geral da Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), Manoel Carlos Formigli, e o gerente de projetos do mesmo órgão, Fábio Silvestre.
Na oportunidade, Formigli informou que apesar de todo o empenho, não seria possível viabilizar o projeto nesse momento, no entanto, sinalizou para uma possível suplementação no orçamento de 2009, mas não deu garantias.
Tomasete alertou aos representantes da SEDH que o Governo Federal deve contribuir com sua parte no que diz respeito à demanda que o Sistema Sócio-educativo deve absorver em decorrência do crescimento previsto com a construção das usinas no Rio Madeira. "Precisamos também do apoio da União para a criação de vagas, pois o estado nunca investiu tanto na área”, enfatizou.
"O Governo do Estado reformou e melhorou os três blocos da Casa do Adolescente Sentenciado da Capital, além de construir mais um bloco. Também está construindo uma quadra coberta e salas de aula, sem falar que está em andamento a construção de uma Unidade de 44 vagas com término ainda neste ano. Outro destaque é a recente convocação dos mais de 200 sócio-educadores aprovados em concurso público para o Curso de Formação Básica que inicia no próximo dia 03”, relatou Gabriel no encontro.