Durante a realização do 1º Seminário Nacional de Segurança Pública e Combate a Homofobia, que aconteceu no Rio de Janeiro, foi lançado o manifesto a favor do Projeto de Lei 122/2006, que tramita no Senado Federal, que "define os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero". Dentre as milhares de pessoas que já assinaram o manifesto, em todo o país, estão os artistas Chico Buarque, Cláudia Raia, Marisa Monte, Sônia Braga, Eduardo Moscovis, Elke Maravilha, Cissa Guimarães, David Brasil, etc. e o ex-BBB Jean Wyllys e vários intelectuais brasileiros.
O Manifesto já circula em Rondônia sob a coordenação das Organizações Não Governamentais Grupo Gay de Rondônia - GGR e Grupo Tucuxi.
Para o Presidente do Grupo Gay de Rondônia, Hélio Costa a adesão das pessoas para assinar o manifesto está superando as expectativas, principalmente por parte da classe estudantil e dos universitários. É uma demonstração que o nosso país será no futuro uma nação que respeita as diferenças e o direito à cidadania plena.
A aprovação do Projeto de Lei contribuirá para colocar o Brasil na vanguarda da América Latina e do Caribe, como um país que preza pela plenitude dos direitos de todos seus cidadãos, rumo a uma sociedade que respeite a diversidade e promova a paz, afirmou Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Gays, Bissexuais, Lésbicas, Travestis e Transexuais.