Teve início a temporada de observação dos animais no Brasil. Iniciada entre os meses de junho e julho, a época é propícia para a prática deste tipo de turismo, já que as baleias viajam até as águas quentes do país para se reproduzirem.
O litoral dos estados da Bahia, Espírito Santo e Santa Catarina são alguns dos lugares onde os animais podem ser encontrados, inclusive as regiões contam com projetos que destacam a história e a preservação.
A Bahia, ainda, é sede do maior berço reprodutivo do Oceano Atlântico Sul Ocidental, localizado no Arquipélago de Abrolhos
Em Santa Catarina, os turistas podem observar baleias nos municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba, que compõem a Rota da Baleia Franca. Desde junho, o litoral do Espírito Santo já registra a chegada das baleias Jubartes. No Espaço Baleia Jubarte, os turistas poderão encontrar um espaço interpretativo interno e externo com réplicas e painéis, auditório, e um espaço cultural para exposições temporárias. É de lá, também, onde sai a embarcação para a observação das Jubartes.
O litoral do sul da Bahia também conta com espaços destinados às baleias. A expectativa é de que mais de 4 mil animais migrem para a região até o final de outubro, período que compreende a amamentação dos filhotes e o acasalamento. Além de Salvador, a atividade turística pode ser realizada nos municípios baianos de Caravelas, Itacaré e Praia do Forte. A Bahia, ainda, é sede do maior berço reprodutivo do Oceano Atlântico Sul Ocidental, localizado no Arquipélago de Abrolhos.
“Temos um potencial náutico enorme e diverso, que inclui a observação de baleias que vem ao nosso litoral para procriar e serem um dos atrativos mais lindos do Brasil. Essa é mais uma prova de que o turismo pode ajudar e muito no desenvolvimento sustentável e nas políticas de preservação das baleias”, disse o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto