A capital de Rondônia, Porto Velho, está em festa, completou hoje sexta-feira (24) seus 110 anos. Celebrando sua rica história com uma especial cerimônia de entrega de comendas para personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. O evento aconteceu no Teatro Banzeiros, reuniu autoridades politicas, líderes comunitários e representantes da sociedade civil.
A capital foi fundada em 24 de janeiro de 1915, Porto Velho nasceu como um ponto estratégico durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e se consolidou como a principal porta de entrada para a região Norte. Ao longo das décadas, a cidade testemunhou muitas transformações sociais, culturais e econômicas, tornando-se um importante polo de integração da região norte e principalmente da Amazônia.
Como parte das comemorações, a Prefeitura entregou comendas que reconhecem cidadãos e instituições que ajudaram a moldar a história e o futuro da capital. Os homenageados incluem figuras que se destacaram nas áreas de educação, saúde, cultura, infraestrutura e desenvolvimento social.
Segundo o deputado federal Coronel Chrisóstomo, um dos agraciados a solenidade é um momento de gratidão e reflexão. “Porto Velho não seria o que é hoje sem o esforço de pessoas que, diariamente, contribuem para o progresso da nossa cidade. Buscam sempre dar seu melhor para promover as mudanças necessárias para essa maravilhosa capital. Este evento é uma forma de reconhecer essas histórias e reafirmar nosso compromisso com um futuro próspero”, afirmou o parlamentar.
Ao longo de sua trajetória, a capital Porto Velho vem enfrentando desafios frequentes como a falta de segurança demonstrada nos últimos acontecimentos na capital, o crescimento populacional desordenado, demandas urgentes por melhorias na infraestrutura e a necessidade de preservar a rica biodiversidade da região como seu principal rio o Mamoré.
Com uma população crescente de cerca de mais de 550 mil habitantes, Porto Velho continua em uma transformação constante. A capital vem buscando sempre equilibrar o crescimento econômico com a preservação ambiental que atendam às demandas de uma cidade que é símbolo de diversidade e resistência.
As celebrações dos 110 anos continuam ao longo do dia, com apresentações culturais, exposições e eventos esportivos.
“Porto Velho é muito mais do que a capital de Rondônia; é um lugar de memórias, encontros e esperança para o futuro”, concluiu o prefeito Léo Moraes.