PREVENÇÃO: Celebração dos 110 anos de PVH inclui atividade de saúde na programação

Carreta do Amor estará estacionada no Complexo da EFMM ofertando mamografias e preventivos

PREVENÇÃO: Celebração dos 110 anos de PVH inclui atividade de saúde na programação

Foto: assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Como parte da programação especial para comemorar os 110 anos de instalação do município, a Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Hospital do Amor Amazônia, realiza na próxima sexta-feira (24), uma série de exames preventivos de saúde na Carreta do Amor, que estará estacionada no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM).
 
As atividades, que reforçam a importância do cuidado com a saúde durante a celebração da história da cidade, terão início a partir das 9h. Serão ofertados exames de mamografia, voltados para mulheres acima de 40 anos, e coleta de PCCU (preventivo), destinada a mulheres acima de 25 anos.
 
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), também serão realizados testes rápidos para diagnóstico de hepatite, HIV, Aids e covid-19, vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estará presente com uma ambulância para suporte emergencial.
 
Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada. A mamografia é o principal exame para a detecção precoce do câncer de mama, que é um dos tipos de câncer mais comuns entre as mulheres. Detectado em estágio inicial, as chances de cura aumentam significativamente. Mulheres acima de 40 anos devem realizar o exame anualmente ou conforme a recomendação médica.
 
Já o PCCU, também conhecido como preventivo, é fundamental para identificar alterações que podem levar ao câncer do colo do útero. O exame detecta infecções e alterações nas células cervicais, permitindo o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, o que reduz os riscos de complicações graves.
 
 
COMO SE PREPARAR PARA OS EXAMES
 
Para realizar os exames é necessário apresentar o cartão do SUS e um documento de identificação com foto. Para o PCCU, é preciso evitar relações sexuais, duchas vaginais e uso de medicamentos tópicos na região íntima nos dois dias que antecedem o exame. Além disso, o ideal é que o exame seja feito fora do período menstrual para garantir resultados mais precisos.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS