A Tailândia planeja reabrir suas fronteiras aos turistas totalmente vacinados em meados de outubro. O primeiro-ministro Prayuth Chan-ocha disse que o governo só reconsideraria esta data se uma situação grave se desenvolvesse. Embora o país esteja lidando atualmente com um aumento nos casos da Covid, as vacinas estão a caminho. A retomada em meados de outubro é mais cedo do que o anunciado anteriormente (janeiro de 2022).
“Sei que esta decisão apresenta alguns riscos porque, quando abrirmos o país, haverá um aumento nas infecções, não importa quão boas sejam as nossas precauções”, disse Prayuth Chan-ocha, primeiro-ministro da Tailândia. “Mas acho que quando levamos em consideração as necessidades econômicas das pessoas, chegou a hora de assumirmos esse risco calculado.”
“Até o momento, assinamos contratos de reserva e fornecimento de 105,5 milhões de doses a serem entregues este ano, o que nos coloca à frente de nossa meta de fornecimento de vacinas”, disse ele. “Com base em nossos planos atuais, administraremos uma média de cerca de 10 milhões de doses por mês a partir de julho, de modo que no início de outubro quase 50 milhões de pessoas terão pelo menos sua primeira dose administrada”, completou.