O governador da Flórida, Ron DeSantis, decidiu suspender todas as restrições restantes impostas para conter a Covid-19. Ele assinou uma lei nesta segunda-feira (03) encerrando todas as medidas. Recentemente o estado criou uma legislação que dá amplos poderes ao governador para invalidar medidas de emergência locais postas em prática durante a pandemia – incluindo uso de máscara, limitações às operações comerciais e ao fechamento de escolas.
“Não sabemos o que vai acontecer no futuro”, disse DeSantis. “Mas acho que isso cria uma estrutura que vai respeitar um pouco mais, eu acho, os empregos das pessoas nas empresas, escolas e liberdade pessoal”, complementou.
Embora a lei entre em vigor em 1º de julho, o governador republicano emitiu uma ordem executiva para promulgar mais rapidamente algumas disposições da nova lei, incluindo a suspensão de medidas existentes contra o coronavírus aprovadas por governos locais, como mandatos de máscara.
DeSantis citou o avanço da vacinação como uma das justificativas para a medida. O estado conta com cerca de 23 milhões de habitantes, dos quais 9 milhões receberam pelo menos uma dose da vacina. “A esta altura, as pessoas que não foram vacinadas não foi por falta de disponibilidade”, afirmou.
A lei também orienta as autoridades de saúde estaduais a elaborar um plano de gestão de emergências de saúde pública para servir de modelo para surtos futuros.