O Portal Rondoniaovivo realizou mais uma enquete onde o objetivo era saber, entre os nomes oferecidos, qual teria a maior preferência dos internautas para uma vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Rondônia nas eleições 2026.
Os nomes colocados para a apreciação dos eleitores foram os dos deputados estaduais Ezequiel Neiva, deputado estadual Delegado Lucas Torres e deputado estadual Ribeiro do Sinpol. O quarto nome indicado foi um ‘novato’ na política, o atual secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, coronel Vital.
O levantamento foi feito na página do Instagram do Rondoniaovivo e 1172 pessoas responderam. Uma informação interessante, na postagem da rede social também houveram 479 comentários; 272 compartilhamentos; 26 republicações e 343 likes.
Depois de três dias no ar e com alcance de 32.533 internautas na enquete, o Coronel Vital ficou a frente, com uma longa distância dos demais políticos tradicionais e com mandato.
Ao final ficou tabulado, coronel Vital com 39% de preferência, em segundo lugar ficou com o delegado Lucas Torres com 28%. Na terceira posição está Ribeiro do Sinpol com 26%. Na lanterna ficou o deputado estadual Ezequiel Neiva com 7%.
Chamou atenção o do deputado estadual Ezequiel Neiva, que é um político experiente e em atuação, com projeção forte no interior de Rondônia ter ficado na última colocação. Isso pode estar mostrando que é o momento de refazer as estratégias de aproximação com eleitor ou que há um cansaço da figura do parlamentar.
Já Ribeiro do Sinpol e o delegado Lucas Torres que estão no primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Rondônia, mostram que ainda tem a preferência de parte do eleitorado e com condições de reeleição.
Vale lembrar que essa enquete não tem caráter científico, sendo apenas uma pesquisa de opinião pública.
Outro ponto que merece destaque é que as eleições vão ocorrer em outubro de 2026, e até lá muita coisa pode mudar na fotografia da política rondoniense com inversão de posições para os vários cargos políticos que serão colocados para a avaliação dos eleitores locais.