Até o ano passado, mais de 28 milhões de brasileiros não tinham acesso à internet, segundo o IBGE. Em Rondônia os serviços de telecomunicações são precários em 8 das 52 cidades. Estima-se que mais de 56 mil habitantes do estado não conseguem falar ao celular com qualidade ou acessar serviços digitais usando a rede mundial de computadores. Foi por isso que a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) reivindicou do governo do estado investimentos em telefonia para o Distrito de Santana do Guaporé.
A deputada solicitou a instalação de torres de transmissão de voz e dados para o Distrito. “A instalação das torres de celular e internet não apenas proporcionará melhor acesso à comunicação, mas também impulsionará o desenvolvimento econômico e social da região. A população local aguarda e tem cobrado por essas melhorias essenciais para sua vida diária”, disse.
O Distrito é localizado há 26 quilômetros da cidade de São Miguel do Guaporé, onde moram cerca de dois mil habitantes, que não participam de políticas públicas de inclusão digital que possibilita acesso à educação, informações gerais, serviços bancários e até socorro médico. Em 2014 o governo de Rondônia lançou o Programa Telefonia Móvel com a promessa de conectar toda a região, mas até hoje o povoado aguarda a efetivação.
Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que os mais pobres, cerca 2,7 bilhões de pessoas, aproximadamente um terço da população global, permanecem desconectadas da internet e da telefonia.