O deputado estadual Geraldo da Rondônia(PSC) teve o seu mandato cassado, nesta quinta-feira(19) por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia(TRE-RO). No lugar dele assume o ex-deputado Jesuíno Boabaid.
A banca especializada em direito eleitoral Loura, Almeida e Ferreira Neto, através do advogado Juacy Loura que atuou na ação representando Jesuíno Boabaid como assistente, disse que o pleno do TRE acatou a representação formulada pelo Ministério Público Eleitoral, reconhecendo a captação ilícita de recursos na campanha de 2018.
“Considerou por unanimidade de votos (6x0) que o deputado realizou captação ilícita de recursos para a campanha de 2018 e por isso cassou seu diploma de deputado estadual. Nosso escritório, representa o ex-deputado Jesuíno e falou juntamente com o MP pedindo o reconhecimento dos fatos enquadrados no artigo 30-A da Lei 9504/97 e a cassação do diploma do deputado com base no artigo 30-A, §2º da Lei. Apesar da decisão, cabe recurso ao TSE e, até lá a decisão não pode ser cumprida antecipadamente”, afirmou.
O deputado Geraldo da Rondônia procurou explicar a origem dos recursos desconhecidos em sua campanha eleitoral, afirmando que fez um empréstimo de R$ 100 mil, com Osvaldo Gomes de Souza. No entanto, Osvaldo ao ser ouvido pelos juízes, afirmou desconhecer que tenha feito qualquer transação financeira com o parlamentar.
Esse é apenas um dos recursos aportados na campanha eleitoral de Geraldo da Rondônia, no ano de 2018, em que o deputado não conseguiu explicar a origem. Mas mesmo com essa decisão, ele ainda pode entrar com recurso contestando a decisão do TRE-RO e se manter no cargo de deputado.