Atualmente, em Guajará-Mirim, há um total de 41 pacientes crônicos renais, sendo 31 do próprio município, e os outros das regiões próximas
Foto: ASSESSORIA
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na manhã da última terça (04), a assessoria do deputado estadual Eyder Brasil (PSL) esteve em reunião com representantes do município de Guajará-Mirim e do Conselho Municipal de Saúde e também de Guajará, juntamente com o deputado estadual Dr. Neidson, onde abriram a pauta sobre a instalação da clínica renal em Guajará Mirim, juntamente com a linha de cuidado para atendimento às crianças com TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade).
Atualmente, em Guajará-Mirim, há um total de 41 pacientes crônicos renais, sendo 31 do próprio município, e os outros das regiões próximas. O atendimento é realizado em Porto Velho.
A reivindicação do conselho é a instalação da clinica para atendimento a pacientes crônicos renais. A Secretaria se manifestou, destacando que já existe um grupo estudando a instalação desta clínica, mas que por enquanto estão em fase de levantamento de dados.
No ano passado, o deputado Eyder Brasil já tinha manifestado atenção aos munícipes de Guajará e adjacências. “É preciso um olhar maior para a saúde da população daquela localidade, inclusive quando visitei a ponta do Abunã pude interceptar diversos problemas enfrentados pelos servidores”, pontuou.
Segundo o Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Guajará-Mirim, Alberto Carlos de Jesus, um dos motivos que levam uma porcentagem dos pacientes desistirem do tratamento, é a distância das localidades, a dificuldade de locomoção nas estradas, o fato de o tratamento ser dolorosos, entre outros, com isso, houve também a manifestação de interesse das clínicas particulares as quais possuem convênio com o estado.
Durante a reunião, teve como pauta também, a entrega do hospital regional, a secretaria adjunta da Sesau, Katiane Maia explicou que falta apenas 12% para a conclusão da obra e entrega, porém a empresa foi acionada judicialmente e o prazo foi prorrogado.
Foi solicitada também, a prestação de contas sobre os convênios para a aquisição de remédios e insumos, sendo esclarecido, que em 2019, a Sesau atendeu o Município com o envio de medicamentos e insumos que estavam em falta e tem atendido as solicitações da região apresentada durante os encontros da CIB (Comissão Intergestores Bipartite) que é um espaço de construção e consolidação de parcerias entre Secretarias Municipais e Estadual.
Fizeram-se presentes também os Coordenadores técnicos da Sesau, representantes de Guajará-Mirim, do Conselho Municipal de Saúde de Guajará, o presidente Estadual da Associação dos Crônicos Renais Jonas Cavalcanti, Presidente do conselho Estadual de Saúde Elzilene Nascimento, e o Coronel Dezert.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!