O Senador Acir Gurgacz recebeu o vereador em seu gabinete e articulou as assinaturas de apoio ao “Bonifica Unir” com todos os deputados e senadores
Foto: ASSESSORIA
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Professor Aleks Palitot viajou para Brasília-DF, na manhã da última quarta-feira (27), onde se reuniu com o Senador Acir Gurgacz e a Deputada Federal Silvia Cristina para tratar do movimento de valorização dos estudantes de nosso estado, com o “Bonifica Unir”. O pleito se refere a bonificação das vagas para a seleção de estudantes do Curso de Medicina da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que sejam residentes em Rondônia há mais de dez anos. Estiveram presentes ainda a diretora geral da MedQuim, Elis Ortiz, e o representante dos estudantes, Pedro Neves.
“Como ativista desta causa, vejo o movimento com bons olhos, muitos dos estudantes aprovados no vestibular do Curso de Medicina são de outros estados e, após concluírem o curso voltam para suas cidades de origem, algo muito normal, porém visitando as unidades de saúde verificamos a falta destes profissionais em nossa cidade”, explica o vereador.
Para o Senador Acir Gurgacz, os estudantes rondonienses estão em desvantagem, já que a maioria das vagas nessa academia de Medicina são ocupadas por estudantes de outras regiões do país. “A causa tem um significado importante para os estudantes, já que trata se de uma valorização justa dos mesmos e um retorno para a sociedade em geral, com os formandos prestando serviços de saúde no sistema público logo no início de suas carreiras profissionais. Faltam médicos nos postos de saúde e o Bonifica Unir pode amenizar esse problema”, enfatizou o Senador da República.
“É um buraco sem fim a falta de médicos, não há quantitativo suficiente para atender a população. Então, estou hoje acompanhado de Elis Ortiz, gestora do curso MedQuim, em Brasília-DF, e conversando com parlamentares da nossa bancada para tentar dar um salto nessa causa. Quem estuda na UNIR deve dar um retorno à população trabalhando em nosso sistema de saúde, sim”, afirmou o Professor Aleks Palitot.
“É preciso haver equilíbrio e uma sensibilização por parte da direção da Unir, pois estamos falando em saúde, o que nos falta muito quando precisamos utilizar o sistema público. A formação de acadêmicos que residem em RO vai garantir mais médicos em Upa’s e hospitais de emergência na Capital e Interior”, justificou a Deputada Federal Silvia Cristina.
Após a reunião, o senador Acir articulou as assinaturas de todos os deputados federais e senadores de RO, para o ofício a ser encaminhado a reitoria da Universidade Federal de Rondônia.
Audiência Pública
No último dia 11, por indicação de Palitot, a Câmara promoveu uma audiência para tratar do assunto. De acordo com informações divulgadas na sessão, a resolução 7.824 do Governo Federal estabelece uma bonificação, um percentual de vagas para estudantes que tenham cursado o ensino médio no Estado.
Esse decreto favoreceria candidatos da região para que após o curso eles possam atender a demanda local. “A implantação da resolução é para que a Unir não seja apenas espaço para que outros universitários tenham formação de medicina e retornem para sua terra de origem, nos deixando lacunas em aberto”, ressalta Palitot.
FUNDEB e emenda parlamentar para a Unir também ganharam destaque durante a reunião
Aleks Palitot é Vereador atuante na bandeira da educação em Porto Velho e, aproveitando a viagem, já tratou também de assuntos relacionados a uma emenda parlamentar para ampliação da UNIR no valor de 1,5 milhão, a qual o senador sinalizou positivamente, e também conversou sobre uma renovação do FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento de Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação -, que termina em 31/12 do ano que vem.
“Isso me preocupa muito, já que é um recurso de suma importância para o ensino público. Estamos lutando para que entre na pauta do Senado e da Câmara Federal, e seja aprovada a sua renovação, com novo texto e um novo modelo. Todos nós, precisamos garantir esse fundo de Educação para as crianças, jovens e adultos. O ensino fundamental é um cumprimento da Constituição Federal”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!