A proposta segue em andamento no Congresso Nacional e deverá ser votada em plenário após passar pelas comissões pertinentes
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um projeto de lei de autoria do deputado federal Léo Moraes (PODE), que tramita na Câmara Federal, poderá reduzir os altos valores cobrados pelos juros do cheque especial, que de acordo com o congressista é uma “aberração” que ocorre no mercado brasileiro.
Segundo o Projeto de Lei 4579/2019, a taxa de juros cobrada no cheque especial não poderá ultrapassar as taxas do crédito pessoal. Os juros dessa linha de crédito subiram para 322,2% ao ano, isso apenas em junho.
“Em meio à crise que vivemos não só em Rondônia, mas em todo o Brasil, o Cheque Especial é tido como uma saída de escape para segurar a onda, pagar contas, boletos, entre outros. Contudo, muitas vezes ele acaba se tornando o verdadeiro vilão do mau endividamento”, afirmou Léo Moraes.
Para Léo Moraes, o patamar extremamente alto dessa linha de crédito especial em relação às operações de crédito pessoal não se justifica e traz insegurança financeira para a população. “Através desse projeto pretendo, portanto, proteger o bolso do cidadão. Precisamos dar um basta nesse absurdo”, afirma.
A proposta segue em andamento no Congresso Nacional e deverá ser votada em plenário após passar pelas comissões pertinentes.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!