ARTIGO - Pra nascer um craque de política é como no futebol: tem que peneirar

Confira o artigo, por Pedro Manhães

ARTIGO - Pra nascer um craque de política é como no futebol: tem que peneirar

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Falar mal de político virou um verdadeiro esporte nacional. Por sinal, um esporte dos mais agressivos – e até violentos - dos últimos tempos. Principalmente quando se mede o nível e a intensidade da verborragia nas ruas e nas redes sociais.

 


Mas como que se muda isso? Como é que se melhora a imagem e o prestígio dessa profissão? Um bom político também precisa começar a ser formado nas categorias de base dos partidos e movimentos políticos, como os meninos que sonham brilhar nos gramados do mundo.

 


Se a gente fizer as nossas crianças acreditarem que ser político pode ser tão bonito como ser jogador de futebol, ser professor, ser médico ou ser astronauta, já vai ser meio caminho andado. A peneira começa mais cedo e garante mais qualidade e variedade nas futuras eleições.

 


Nós temos que torcer para que em Rondônia e no Brasil as crianças digam de boca cheia: quando eu crescer quero ser político. As escolas da vida podem fazer brotar bons políticos aos montes. É no pátio da escola e dentro de uma sala de aula que a política pode nascer dentro de um coração adolescente.

 


Política é assunto de família, política é assunto de escola, de conversa entre amigos. Política é coisa boa. Política é assunto bom. Aliás, assunto que dá audiência. A gente pode ter a liberdade e o direito de falar de política onde quiser.  Até na Igreja. Até na Escola. Até mesmo no velório de um bom amigo que se foi.

 


A política é uma arte, que pode ser aprendida e apreciada em qualquer lugar. Faz parte da cidadania. Política só não é política quando o debate vira agressão, quando as futricas ganham dimensão e quando seus interesses se transformam em podridão. Aí, não!!!  
Ah! E quando você encontrar um político na rua, em vez de xingar e se revoltar, peça uma escola boa para seus filhos, exija uma saúde pública decente para sua família, reivindique mais segurança para a sua rua e para o seu bairro. Mostre que se ele não servir pra dar um jeito nisso, não serve pra quase nada.

 


Pedro Manhães, 51, é jornalista por vocação e homem de comunicação por circunstâncias da vida. Foi editor de jornais e revistas no interior paulista, hoje mora em Porto Velho (RO).

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS