O senador Ivo Cassol que preside a Comissão confirmou os conflitos agrários em assentamentos dos municípios de Governador Jorge, Campo Novo de Rondônia e Monte Negro
Foto: Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) promoveu audiência Pública nesta terça-feira (27), para discutir a situação dos assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em terras indígenas.
O senador Ivo Cassol que preside a Comissão confirmou os conflitos agrários em assentamentos dos municípios de Governador Jorge, Campo Novo de Rondônia e Monte Negro. Nesses locais, o Incra “assentou centenas e centenas, para não dizer milhares de famílias, algumas há mais de 20 anos, que são obrigadas a deixar suas áreas sem qualquer avaliação concreta ou ainda qualquer indenização”, enfatizou Cassol.
Sobre a questão da regularização, o senador fez uma crítica ao governo do PT, que cometeu erros no passado, na época em que o presidente Lula estava no poder. Segundo ele, apesar de ter sido uma bandeira do Partido dos Trabalhadores, a regularização fundiária nunca saiu do papel como deveria quando no período em que o PT permaneceu à frente da Presidência da República. “ Isso de só comprar a terra e colocar as pessoas lá, de qualquer maneira, criou-se um bolsão de misérias nos acampamentos, uma população de pequenos produtores rurais desassistidos”. Isso foi uma falha do governo lá atrás, e regularização de terras, quando se tem boa vontade, é tão simples de corrigir. “Nós precisamos trabalhar para evitar mortes nas áreas indígenas, dando a esses cidadãos autonomia para usufruir dos recursos e viver com dignidade”, concluiu Cassol.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!