Expedito Netto participa de audiências em órgãos do Ministério da Educação
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Para tratar sobre diversos pontos da educação do estado de Rondônia, o Deputado Federal Expedito Netto (PSD-RO) esteve nesta quarta-feira, dia 5, no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e no Conselho Nacional de Educação (CNE).
Acompanhado do ex-deputado Carlos Magno - representando a Prefeitura de Ji-Paraná na ocasião - Netto esteve com o presidente do FNDE, Gastão Vieira, para conversar sobre o andamento das obras de cinco escolas em Ji-Paraná que estão com os recursos bloqueados.
A construção das escolas faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), do Governo Federal, que tem como objetivo garantir o acesso das crianças às creches e escolas de educação infantil da rede pública.
Essa foi a segunda reunião do Deputado Expedito Netto com o FNDE, da qual o parlamentar saiu bastante satisfeito. “A Prefeitura de Ji-Paraná diagnosticou um problema na plataforma online do programa, o que dificultou a liberação do recurso. Solicitamos a correção na reunião anterior e hoje tivemos a confirmação do presidente que o recurso será liberado, já que a Prefeitura de Ji-Paraná cumpriu todas as etapas do processo”, declarou Netto. Para a construção dessas escolas serão repassados para a Prefeitura cerca de R$ 7,8 milhões.
No final da tarde, o parlamentar esteve no Conselho Nacional de Educação (CNE) para conhecer o procedimento de escolha dos conselheiros e entender o porquê de Rondônia não constar no grupo.
O presidente do Conselho, Professor Gilberto Gonçalves Garcia, explicou que o CNE é composto pelas Câmaras de Educação Básica e de Educação Superior, formadas cada uma delas por doze conselheiros, que são escolhidos e nomeados pelo presidente da República.
De acordo com a legislação que instituiu o CNE, pelo menos metade dos membros das câmaras devem ser indicados a partir de consultas feitas a entidades da sociedade civil da área de educação.
“Por ser um dos órgãos de maior importância no sistema educacional brasileiro, será uma grande honra para nós, rondonienses, termos um membro do nosso estado integrando este colegiado”, acrescentou Expedito Netto.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!