Cooperação entre estados membros de consórcio traz benefícios para educação
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A formalização do Consórcio Brasil Central como instrumento inovador da política nacional já apresenta benefícios, avaliou o governador de Rondônia, Confúcio Moura, ao participar, nessa terça-feira (19), de reunião do colegiado interestadual, em Cuiabá.
Como prova de que a troca de experiências é positiva, o governador citou o ensino a distância com mediação tecnológica e a concepção de moderno software para melhorar a gestão na previdência social.
A cooperação, segundo Confúcio, é outro mecanismo que torna o consórcio vantajoso para os participantes. Um exemplo é a aquisição de fertilizantes. O produto, que era comprado do Paraná, agora virá do Mato Grosso.
O consórcio que agrupa, além de Rondônia, os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins, debateu temas comuns relacionados ao turismo, educação, inovação tecnológica, desenvolvimento econômico frente ao momento atual do País e difusão dos modelos de sucesso para serem replicados entre os parceiros.
Segundo Confúcio Moura, ao quebrar barreiras legislativas e estabelecer igualdade, os estados provam, através do consórcio, que é possível uma federação colaborativa e que promova inovações positivas na forma de gerir as unidades.
Otimista em relação a esse modelo federativo, o governador de Rondônia diz que este é um caminho para contrapor ao formato tradicional, que está exaurido.
A reunião dos governadores em Cuiabá foi precedida pelo encontro de secretários estaduais de Educação, que teve por objetivo, entre outros assuntos, debater o programa de Tutoria Pedagógica, desenvolvido pela Fundação Itaú Social. Os estados se comprometeram em elaboração, com base neste exemplo, plano para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos.
O consórcio Brasil Central tem sede em Brasília e tem como meta a promoção do desenvolvimento dos estados envolvidos a partir da cooperação política, técnica, programática e financeira, além de promover e incentivar iniciativas inovadoras para melhoria da gestão pública, eficiência administrativa e eficácia das políticas públicas em diversas áreas.
Além de Confúcio, participaram da reunião, os governadores Pedro Taques (MT), Marconi Perillo (GO), Rodrigo Rollemberg (DF), Marcelo Miranda (TO) e Reinaldo Azambuja (MS). O próximo encontro será realizado em Tocantins.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!