Comissão lança projeto Educação, Prevenção e Saúde em Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, em parceria com a Sesau, Semusa, Semed e Seduc, realizaram na manhã desta quarta-feira (25) o lançamento do projeto “Educação, Prevenção e Saúde”, na escola 4 de Janeiro, em Porto Velho.
O presidente da Comissão, deputado Airton Gurgacz (PDT), explicou que o projeto nasceu da necessidade da comunidade em receber a promoção à saúde, uma vez que os números negativos são frequentes nas escolas. “Essa realidade nos fez ir a campo, e descobrimos que mais de 72% das mulheres entrevistadas, estava há mais de um ano sem realizar o exame Papanicolau. Fato esse que nos preocupou, e hoje já será realizado exames e testes rápidos, para as alunas do EJA.”, relatou.
Para o diretor da Unidade Básica de Saúde da Família Aponiã, Raimundo Nonato, é uma satisfação participar de um projeto dessa proporção, que visa a saúde não só dos alunos, mas de toda a comunidade. “Estou muito feliz com o desenvolver das atividades da comissão, nosso trabalho é executar os exames que realizados com as alunas, e fazer todo acompanhamento pós resultados”, enfatizou.
Marlene Aluquerque, coordenadora do Programa PSE e da Saúde do Adolescente, lembrou que é preciso parcerias dos próprios alunos com os gestores, afinal o projeto foi pensado para eles. “Investir na juventude, é investir em um futuro ético. É preciso a preocupação com o hoje. Parabéns ao deputado pela grande ação que será desenvolvida”.
Daniel Diogo, diretor da escola, se sentiu honrado em receber o Poder Legislativo. Elencou os diversos tipos de violência sofridos pelas mulheres, que muitas vezes não tem a assistência necessária. “É preciso que todos os poderes se aproximem da comunidade, e que a ação desenvolvida dentro da escola 4 de janeiro sirva de exemplo para que o Poder Público se aproxime mais do povo.”
O Projeto irá incentivar a implementação do Programa Saúde na Escola (PSE), além da assistência à saúde em todos os sentidos com população, escola, comunidade e unidade básica de saúde, facilitando assim a comunicação com os gestores estaduais e municipais.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!