ELEIÇÕES 2014 – Candidato Marcelo Bessa visita Rondoniaovivo e fala sobre propostas e trajetória na segurança pública
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O candidato a deputado federal pelo estado de Rondônia, Marcelo Bessa, visitou a redação do jornal eletrônico Rondoniaovivo para apresentar seu perfil e propostas de trabalho caso consiga uma cadeira no legislativo federal no pleito 2014.
Marcelo Bessa nasceu no Distrito Federal e se criou na cidade de São Luiz, capital do Maranhão.
Desde cedo Bessa apresentou gosto por trabalhos que envolviam a segurança, aos 18 anos ingressou no Exercito Brasileiro, onde se tornou Tenente, apenas saiu após ser aprovado em primeiro lugar no concurso de oficiais da Polícia Militar do estado de Rondônia.
Formado em Direito, obteve aprovação no Concurso para Delegado de Polícia Civil de Rondônia e logo em seguida foi aprovado em dois concursos para delegado da Polícia Federal.
“Tomei posse no cargo de Delegado de Polícia Federal no dia 02 de janeiro de 2006 sendo lotado na Delegacia de Polícia Federal em Ji-Paraná/RO, onde exerci a chefia e trabalhei por três anos e meio. Durante esse período participei e comandei diversas operações policiais visando o combate ao narcotráfico, à corrupção, fraudes em licitações, crimes eleitorais, desvio de dinheiro público, crimes ambientais, roubos a banco”, disse Marcelo Bessa.
No ano de 2011 Marcelo Bessa foi convidado pelo Governo do estado de Rondônia para assumir o que ele considerou ser o seu mais importante trabalho, o cargo de secretario de estado de segurança pública.
Sob seu comando, Bessa equipou e estruturou os órgãos e agentes da segurança pública estadual, coordenando durante sua administração a maior operação de combate ao crime organizado realizado dentro do estado de Rondônia, “Operação Apocalipse”.
“Demos autonomia e dotamos a Polícia Civil de meios necessários para o enfrentamento à corrupção assim como a Polícia Federal tem feito”, disse Marcelo Bessa.
Mesmo sendo Delegado Federal, Bessa afirmou que uma de suas maiores motivações á enfrentar a primeira disputa eleitoral de sua vida foi a vontade de propor mudanças nos códigos e legislações brasileiras que pelo fato de não estarem de acordo com a realidade atual de nossa sociedade, acaba facilitando a impunidade e atos criminosos de corrupção.
“Com os trabalhos de desarticulação de organizações criminosas realizados durante a minha gestão à frente da SESDEC eu percebi que muitas vezes ficamos entravados por códigos e legislações que muitas vezes dificultam o trabalho dos agentes da lei. Por esse motivo tomei a iniciativa de me candidatar a deputado federal, para propor as mudanças necessárias para fortalecer o combate a corrupção em nossa país”, disse Marcelo Bessa.
Entre as propostas que Marcelo Bessa pretende apresentar no legislativo federal está a luta pelo fim dos privilégios aos parlamentares, de acordo com o candidato, parlamentar que comete crime deve ser preso, e não gozar de imunidade.
“Um crime cometido por um representante público tem que ser cobrado de forma rigorosa, as leis precisam mostrar para os políticos que corrupção implica em penalidades legais graves, enquanto os candidatos permanecerem sendo protegidos a impunidade irá permanecer viva”, afirmou Marcelo Bessa.
Marcelo Bessa também defende a bandeira de eleições únicas, sendo um mandato integral de cinco anos e uma única eleição para todos os cargos.
O candidato peemedebista disse também trazer uma série de projetos e propostas para apresentar ao legislativo federal em prol do estado de Rondônia em sua cartilha de campanha, que pode ser solicitada através de sua página no Facebook.
Para Marcelo Bessa, sua candidatura representa uma alternativa de renovação do atual cenário político que se encontra o estado de Rondônia. Ele ainda disse acreditar que a lei da ficha limpa é uma das maiores vitorias do povo brasileiro, e por esse motivo o voto deve e precisa ser consciente.
“O eleitor precisa votar com consciência analise, e principalmente saber quem são os candidatos com a ficha suja. Acredito que como delegado federal e chefe da pasta de segurança pública fiz muito pela nossa sociedade, porém muitas vezes me vi travado na burocracia e atraso de nossas leis, como deputado darei prosseguimento ao meu trabalho, sempre em defesa da sociedade e do cidadão”, finalizou Marcelo Bessa.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!