Primeiro Debate abriu a fase quente da disputa ao governo - Por Sergio Pires

Primeiro Debate abriu a fase quente da disputa ao governo - Por Sergio Pires

Primeiro Debate abriu a fase quente da disputa ao governo - Por Sergio Pires

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

E os candidatos ao Governo se enfrentaram pela primeira vez! Foi no STB, TV Alamanda e, apesar de algumas dificuldades técnicas, o debate que abriu a corrida eleitoral foi positivo. O mote principal, já se sabia antes das câmeras serem ligadas e os microfones abertos: Confúcio Moura foi o alvo dos demais candidatos. Levou cacetadas (nada  que pudesse ser considerado golpe abaixo da linha da cintura!) durante todo o programa. Confúcio tem um estilo soft, mas, de vez em quando fazia  também algumas críticas mais ácidas contra seus opositores, muito mais como defesa do que como ataque. Expedito Júnior, Padre Ton, Pimenta de Rondônia e Jaqueline Cassol tiveram uma atuação positiva, até porque não precisaram se defender, como Confúcio. Se fosse apontado algo um pouco diferente, seria a performance de Jaqueline, na verdade uma estreante na política e, mais que isso, em seu primeiro debate público. Ela se saiu bem, foi segura, deu até umas bordoadas de vez em quando e falou com clareza. Claro que tem muita gente que discorda dela, até porque apoia outras candidaturas, mas não se pode ignorar que foi muito bem na sua estreia.

Expedito Júnior já é conhecido do público. Sabe falar, é carismático, conhece tudo sobre Rondônia. Em alguns momentos, contudo, pareceu estar um pouco mais ansioso do que o normal. Padre Ton foi tranquilo, embora sem brilho especial. Não disse nada de novo e nem apresentou proposta fora do comum. Pimenta de Rondônia fez o que pôde. Muito pouco. E Confúcio, "apedrejado" (no sentido figurado, é claro!), de todos os lados, não se saiu mal, pelo contrário. Como o telespectador considerou cada um? Essa interpretação é individual. E, ao fim, o debate do SBT também não mudou a tradição: cada um dos candidatos achou que se saiu muito melhor que os outros...

O MESMO FILME...

Como não tocar no assunto? Repetiu-se no último final de semana a extrema violência de sempre. Ocorreram outra vez muitos crimes, a maioria incentivados pela absurda e doentia impunidade que campeia neste país. E acidentes de trânsito sem fim, ceifando vidas, a maioria delas de gente jovem. Ah, é claro: não faltaram os bêbados detidos quando dirigiam, com a cara cheia de pinga! O cenário em Rondônia e no país todo está piorando. Não se ouve uma só palavra dos Presidenciáveis, dizendo que vão mudar alguma coisa. E os candidatos ao Governo, poderão mudar algo nesta área?

SAI CHAGAS, ENTRA EMERSON

Depois de sete anos no comando do Sinduscon-RO,  Chagas Neto, empresário e nome dos mais conhecidos em todo o Estado, por sua história vencedora também como político, passou o bastão. Assumiu a complexa missão o empresário Emerson Fidel Araújo, da empresa Coeng Comércio e Engenharia. A cerimônia de posse foi na sede da entidade. O Sinduscon RO reúne importante parte do PIB do Estado. Emerson Fidel chega com muitos planos e a missão de dar continuidade a um trabalho realizado com sucesso por seu antecessor Chagas Neto, personagem muito respeitado tanto dentro do setor como fora dele.

IDIOTICES

 "Povo desarmado é um povo escravizado. Povo armado é um povo que controla o seu destino". A frase não é de nenhum celerado, mas de um sujeito que se diz lúcido. Ela vem acompanhada de outra pérola: "a violência é estimulada pelo aparato político-militar-judiciário e a população organizada nas comunidades e nos sindicatos tem mais condições que a Polícia Militar de controlar a ação de grupos criminosos". O idiota que disse tais besteiras entre tantas outras (e tem, por incrível que pareça, muitos admiradores), chama-se Rui Costa Pimenta. É candidato à Presidência da República por um tal de PCO. Vade retro!

ABRACE PORTO VELHO

Grupo de empresários, muitos deles que representam uma grande fatia do PIB da Capital,  lançou ontem no Tribunal de Justiça, o projeto Abrace Porto Velho. São dirigentes de empresas que querem mobilizar a comunidade para, cada um fazendo um pouco, ajudar a melhorar a qualidade de vida. Pintar muros próximo à sua empresa, providenciar limpeza de calçadas e ruas, plantar árvores, enfim, ajudar em medidas simples, mas com resultados certamente muito positivos, são as metas centrais desta iniciativa que merece todos os aplausos. Espera-se que a população participe ativamente. Porque, se for esperar pelos políticos...

BUSCANDO A REELEIÇÃO

Os dois últimos deputados denunciados na Operação Apocalipse, terminam de cumprir seu período de afastamento da Assembleia em meados de setembro, antes da segunda semana. Pouco mais de 20 dias depois, acontecerá a eleição de outubro. Ana da Oito e Adriano Boiadeiro, punidos com  seis meses fora do parlamento, disputam a reeleição e se dizem ficha limpa. O terceiro afastado, Cláudio Carvalho, já voltou, porque ficou fora do cargo apenas dois meses. O processo contra todos os denunciados continuam correndo na Justiça comum. Mas, pela legislação eleitoral, todos estão aptos a buscar mais um mandato, porque assim é a lei. Agora, todos estão nas mãos do eleitor!

PERGUNTINHA

Alguém aí ouviu alguma ideia criativa, alguma inovação,ou solução prática e óbvia para melhorar nossa vida, durante o horário eleitoral gratuito?

 

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS