Deputada ouve peões de rodeio que terão respaldo na legislação estadual

Deputada ouve peões de rodeio que terão respaldo na legislação estadual

Deputada ouve peões de rodeio que terão respaldo na legislação estadual

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No último domingo, 06 de abril, os peões de rodeio das cidades de Alta Floresta, Pimenta Bueno, Nova Brasilândia, Cacoal e Rolim de Moura, que integram a Associação dos Cowboys profissionais de Rodeio do Estado de Rondônia, estiveram reunidos com a deputada estadual Glaucione Rodrigues (PSDC), quando fizeram o esboço da lei que será apresentada pela parlamentar na Assembleia Legislativa de Rondônia. “Além dos peões de rodeio em touros, estaremos também ouvindo os montadores em cavalos e da categoria de tambores, conhecer as necessidades e assegurar em lei os direitos de cada uma das categorias”, afirmou.
Segundo Dalva Oliveira, que é presidente da entidade, adequação no alojamento, alimentação e questões como seguro de vida estão entre as solicitações da classe. “Os peões garantem resultados para os eventos, e infelizmente temos muito ainda no que avançar. Já ocorreu caso de peão sofrer acidente e não ter socorro presente”, explicou. Atualmente estão cadastrados 120 peões e para que sejam assegurados os direitos destes profissionais é que a associação busca apoio para criação de uma lei estadual, acompanhando as normativas da legislação vigente.
Cleiton Barbosa, organizador da Exposição Agropecuária do Riozinho, também esteve na reunião e considerou a medida importante tanto para quem participa trabalhando quanto para quem promove o evento. Jocelito Rodrigues, Anderson Soares, MagnorFavalesco e Joede da Silva, campeões rondonienses no rodeio em touro de grandes festas como a de Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena, contribuíram para o apontamento das necessidades. 
Legislação
No Brasil, o rodeio é uma atividade esportiva regulamentada pela lei federal nº 10.519 de 2002. A partir de então, a "Lei do Rodeio" instituiu normas gerais relativas ao esporte. Já o peão foi reconhecido como atleta profissional em 2001, através da lei nº 10.220, que prevê uma série de direitos a esta categoria, dentre eles, a celebração de contrato entre o trabalhador e as entidades promotoras de eventos.  
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS