O deputado Valdivino Tucura [PRP] destacou nesta quinta-feira (5), em Cacoal, que o acordo assinado recentemente entre o Governo de Rondônia e o Departamento de Beni, na Bolívia, pode melhorar a vida dos rondonienses.
O documento, denominado Declaração de Irmandade, foi assinado no dia 18 último pelo vice-governador de Rondônia, Airton Grugacz, e pelo governador do Departamento de Beni (estado boliviano), Carmelo Lens.
Segundo o deputado Valdivino Tucura, o documento assinado é um passo importante para o fortalecimento das relações comerciais entre os dois países, “beneficiando principalmente os rondonienses a partir da comercialização do gás e do sal mineral da Bolívia em Rondônia, o que pode representar economia para o bolso do consumidor”.
Integraram a comitiva rondoniense que foi à Bolívia no dia 18 de novembro os deputados Valdivino Tucura, José Lebrão, Luiz Cláudio e Edvaldo Soares, além do vice-governador Airton Gurgacz.
Valdivino Tucura explica que, desde a década de 90, Brasil e Bolívia discutem uma parceria internacional. Apesar da disposição dos países, nunca se chegou a um fato concreto nas discussões envolvendo diversos segmentos como a ligação com o Pacífico, uma garantia de economia e celeridade na ligação com os países asiáticos.
O caminho que está sendo discutido com maior evidência, para ligação entre os dois países, é o de Costa Marques a Trinidade, com cerca de 400 km. Tudo dependeria de uma balsa, que poderia ser viabilizada estabelecendo-se uma parceria entre os dois estados (Rondônia e Beni).
Para o deputado Tucura, é importante que Rondônia e Beni cresçam juntos, por vários motivos: estudantes brasileiros que fazem medicina na Bolívia, apoio para vacinação do rebanho boliviano protegendo Rondônia da febre aftosa, comercialização do gás e do sal mineral da Bolívia em Rondônia e nos estados vizinhos, além de outras oportunidades que podem ser geradas para os rondonienses. “Estamos no caminho certo e vamos continuar trabalhando para que esta parceria aconteça na prática”, disse o parlamentar.