Deputada Epifânia destaca importância dos temas debatidos no segundo dia da Conferência Estadual de Educação
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na manhã desta terça-feira, 22 de outubro, a programação da Conferência Estadual de Educação, que acontece no auditório da Faculdade Ulbra, em Porto Velho, teve continuidade com a apresentação de mais duas palestras. A primeira, ministrada pela vereadora Fatinha, sobre “Gestão Democrática”, e a segunda, ministrada pela professora Sueli Veiga Melo, abordando o tema “Valorização Profissional”.
Também neste segundo dia, a deputada Epifânia Barbosa prestigiou o evento e ressaltou a importância dos temas expostos pelas palestrantes. “A Gestão Democrática para Rondônia é tema novo, mas para nós trabalhadores da Educação, já é uma antiga demanda, cujo debate precisa ser universalizado em termos territoriais de Rondônia. Somente por meio da democratização e da descentralização teremos acesso aos recursos da educação, e desta forma instituir os Conselhos Municipais de Educação, os conselhos nas unidades escolares, e mais, a meta é termos planos municipais e estaduais de educação, assim como fortalecer processo democrático que é a eleição para escolha dos gestores e diretores das escolas”, comentou.
De acordo ainda com a parlamentar, somente ao alcançar estas metas será possível dizer que Rondônia é um estado onde se pratica uma Gestão Democrática. Para ela, não basta apenas eleger diretores escolares. Pois esta é, em seu ponto de vista, a última etapa, pois existem fatores fundamentais e primordiais a serem discutidos, estabelecidos e postos em prática.
Sobre a segunda palestra do dia – Valorização Profissional, Epifânia destacou que este é um debate que empolga toda a classe. “Costumo dizer, o professor pode ter a vocação e a formação, no entanto, ele precisa também ser reconhecido em termos salariais. Precisa ter dinheiro para se alimentar e para promover qualidade de vida para sua família. A questão do piso salarial é um avanço, em termos legais, contudo, na prática, infelizmente precisamos fazer manifestações, paralisações para que os nossos governantes possam colocar isso em prática”, comentou.
Epifânia destacou outras questões importantes a serem debatidas durante a Conferência, como a formação, infraestrutura das escolas, vários caminhos que precisam ser superados para dizer que o Brasil é um país desenvolvido tendo como princípio esta questão da educação. “Acredito que por meio dos debates em grupo, ai sim, sairão às propostas mais efetivas para subsidiar nosso debate na plenária final”, disse.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!