CPI vai colocar um “freio de arrumação na FUNAI”, diz Moreira Mendes

CPI vai colocar um “freio de arrumação na FUNAI”, diz Moreira Mendes

CPI vai colocar um “freio de arrumação na FUNAI”, diz Moreira Mendes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Deputados membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) protocolaram, nessa quarta-feira (15), o Requerimento 22/2013 para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará a atuação da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).
O documento tem mais de 200 assinaturas. Ou seja, com 97 signatários a mais que o mínimo exigido pelo Regimento da Casa – que é de 171– para a instalação de uma CPI. Integrante da FPA, o deputado Moreira Mendes (PSD-RO) acredita que a comissão vai ajudar a esclarecer o que ele chamou de “farra antropológica”.
“O objetivo da CPI consiste, exatamente, em colocar às claras essa farra antropológica e ideológica, que prejudica o setor produtivo brasileiro e que usa a questão indígena como um instrumento de outros interesses que não são os dos povos indígenas. Precisamos dar um “freio de arrumação” nos exageros que são feitos pela Funai para garantir a segurança jurídica a todos: comunidades indígenas, mas também àqueles que estão perdendo suas terras por conta da criação de novas reservas”, concluiu Moreira Mendes”, frisou Moreira.
Para Moreira, esse é um problema difícil de ser resolvido e é preciso prudência para não prejudicar o direito dos povos indígenas e de todos os outros brasileiros envolvidos nessa questão. O parlamentar salientou, ainda, que a CPI vai ajudar a esclarecer essas demarcações e acabar com os conflitos que estão sendo causados em todo o País.
“A FUNAI, sistematicamente, extrapola os seus limites e, juntamente com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), ONGs internacionais e uma pequena parcela do Ministério Público, tem contribuído para estabelecer a desordem no País”, disse.
TEMER
Para cobrar do governo providências sobre a demarcação de terras indígenas, parlamentares da FPA estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (16) com o vice-presidente da República, Michel Temer, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e o advogado-geral da União, Luís Adams.
Essa reunião foi agendada depois que terminou a audiência pública com ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, na última quinta-feira (9), na Comissão de Agricultura, quando Moreira Mendes reuniu cerca de 80 produtores rurais no gabinete do presidente da Câmara. O encontro inicialmente foi marcado para ontem, mas por causa das sessões realizadas no Plenário da Câmara para votar a MP dos Portos, precisou ser adiada por duas vezes.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS