O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), 42, foi reeleito ao cargo com 64,60% dos votos válidos nas eleições deste domingo, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O resultado foi confirmado com 99,45% das urnas apuradas.
Ele superou os adversários Marcelo Freixo (PSOL), que tinha 28,16% dos votos válidos, Rodrigo Maia (DEM), 2,93%, Otávio Leite (PSDB), 2,46%, Aspásia Camargo (PV), 1,27%, Cyro Garcia (PSTU), 0,39, Fernando Siqueira (PPL), 0,16% Antônio Carlos (PCO), 0,03.
A votação recebida por Paes é recorde na cidade. Com uma megacoligação de 20 partidos, Paes garantiu mais de 16 minutos do tempo de TV, o maior entre os candidatos das capitais. A campanha, porém, é concluída sob investigação do Ministério Público Eleitoral por suposta compra de apoio do PTN.
Ele centrou sua campanha na divulgação de obras no setor de transporte, saúde e educação, prometendo continuá-las no segundo mandato.
Ao longo dos três meses de corrida eleitoral, o peemedebista não teve a vitória ameaçada, segundo as pesquisas de intenção de voto.
Paes terá como desafio no segundo mandato concluir obras viárias já em andamento. Comandará a preparação da cidade para a Olimpíada de 2016, seu último de mandato a frente da cidade.