O candidato a prefeito de Porto Velho Mario Sergio (PMN) da coligação “Porto Velho é gente que faz”, mostrou mais uma vez que está preparado para assumir a Prefeitura da capital, ao participar do debate promovido pela direção do Colégio Classe A, da Vila da Eletronorte que aconteceu nesta segunda-feira pela manhã.
Oito dos nove candidatos que disputam a corrida sucessória compareceram ao evento, que tinha por objetivo apresentar à classe estudantil da instituição as propostas dos postulantes ao cargo do poder executivo municipal.
Cada candidato teve 3 minutos para responder os questionamentos elaborados pelos alunos do ensino médio, com a ajuda dos professores. Entre os temas sorteados: Saúde, saneamento básico, educação, segurança pública, trânsito e transporte. Em três rodadas os candidatos tiveram a oportunidade de apresentar propostas do plano de governo e outras pertinentes aos jovens.
Mario Sergio foi o primeiro sorteado a responder um questionamento sobre como pretende tratar a questão de arborização no município. “Não é possível que Porto Velho esteja no coração da Amazônia e não tenha árvores nativas embelezando nossa cidade e trazendo refrigério à nossa população. Como prefeito vou implantar o plano de arborização, mas com planejamento e o cuidado de escolher as espécies da região como o Ipê, mas por outro lado, no verão amazônico quando mais precisamos a árvore não gera sombra. Para isso teremos que reformular o Plano Diretor”, afirmou.
Na segunda rodada, o candidato ganhou o aplauso da plateia ao falar sobre a legalização da maconha e o combate ao narcotráfico. Pergunta elaborada pelos estudantes Helena Bastos, Davi César e Mateus Siqueira. “Como advogado há 12 anos, eu sou extremamente contra a legalização da maconha. Agora a rota da cocaína deve ser combatida pelo governo, para que nossos jovens não sejam desvirtuados. Quanto à educação e droga, minha preocupação é criar mecanismos que possam evitar a comercialização e o consumo nas escolas. Aí entra uma iluminação pública moderna e eficiente, como a iluminação de LED, e implantar a guarda municipal e o sistema de monitoramento, principalmente nas portas de escolas e praças. Propostas simples que fazem a diferença e garantem segurança a população e aos estudantes”, destacou.
Na terceira rodada, cujo tema foi trânsito e transporte, Mario Sergio afirmou que irá trabalhar o plano viário. “Trabalhando o plano viário, que deve ser revisto no plano diretor, vamos entrar com uma ação imediata de sinalização das vias, placas indicativas, sinalização semafórica e a instalação de sinais inteligentes. A Prefeitura já tem, mas precisa ser de forma mais eficiente”, frisou.
Sobre os temas esporte e cultura, o candidato do PMN falou em incentivar o esporte e oferecer estrutura para as manifestações culturais em Porto Velho. “Sou do esporte, tive oportunidade de representar Rondônia em campeonatos nacionais de natação e sei da dificuldade dos atletas em participar de eventos fora do Estado. Eu mesmo contei com o paitrocínio, mas muitos amigos meus, sem apoio foram embora. Eu defendo a criação da Lei de incentivo ao Esporte, que funciona em vários municípios do país, isso para o esporte de alto rendimento. Para o esporte de base, onde fazem parte as escolinhas de futebol, vôlei dentre outras modalidades e que funcionam nos bairros, pretendo dar toda a assistência, porque existem muitos talentos ainda escondidos”, enfatizou.
Nas considerações finais, Mario Sergio afirmou que vem realizando uma campanha limpa, sem vinculo com qualquer empresário e alertou sobre as falsas propostas de muitos candidatos.