Eis que toca meu telefone. Publiquei o numero na coluna de ontem, com a intenção que Mariana Carvalho me ligasse para esclarecer fatos e boatos de adversários. Do outro lado da linha, não era a candidata, mas sim, um dos coordenadores financeiros de sua campanha para prefeita.
Trata-se do empresário de sucesso, Isaac Portela, que atua no ramo de compra e venda de automóveis novos e semi-novos, além da importação de porcelanatos e outros produtos da China. Quem mora em Porto Velho conhece a força e pujança comercial de Isaac. Dispensa maiores apresentações.
Com ideais republicanos, o empresário vestiu a camisa da campanha da jovem tucana, fazendo inclusive doações de recursos para impulsionar o projeto peéssedebista.
Aliás, não é só ele que está enfiado até o pescoço no projeto. Ex-senador Expedito Junior ( também dispensa apresentações) e Moreira Mendes ( também sem comentários), políticos de conduta ilibada, probos e sérios, que sonham com uma capital mais humana
O empresário alerta este jornalista. – O departamento jurídico da campanha vai entupir você de processos, acho melhor parar de criticar e citar Mariana na sua coluna. No ninho tucano, ninguém estaria gostando. - Mariana também não está disposta a conversar contigo, nada de entrevista.
AMARELO
Confesso que amarelei.
- Meus Deus, um saco de processos de um equipe jurídica extremamente competente, pode me ferrar o orçamento doméstico. E um aviso de Isaac Portela tem que ser considerado.
Então tá...- Pois bem, meus poucos leitores, parei. Não falo mais nada que não seja positivo sobre a atuação de Mariana Carvalho.
MUDANDO
Prá começar, mudo o tratamento. Daqui pra frente, só com os devidos registros formais para uma médica e advogada do mais alto gabarito. Nesta nova fase, apenas doutora Mariana Carvalho.
Recebi uma missiva de sua equipe em que é relatado todo seu grandioso trabalho na Câmara de Vereadores. - Isto sim tem que ser publicado, me aconselham...
Então fica assim, vou até o dia do pleito, reportar seus grandes feitos em favor da comunidade portovelhense, que com certeza, creditam para a doutora Mariana, grande potencial para administrar nossa capital.
TRABALHANDO
Centenas de pedidos de providências. Atuação célere e firme na fiscalização dos atos do Executivo, estando sempre na oposição ao atual prefeito Roberto Sobrinho. Foi um verdadeiro calo no pé do petista. Quem acompanhou seu mandato, sabe...
Entre os grandes feitos da doutora Mariana Carvalho está o projeto 100/2010 de emenda da Lei Orgânica que estabelece uma área para construção de um monumento em homenagem a padroeira do município, Nossa Senhora Maria Auxiliadora.
OUTRA
Também criou a lei 1822/2009 que institui o dia do médico da família.
Também a lei que veda qualquer forma de descriminação de acesso nos elevadores de edifícios públicos ou particulares ( Lei muito comemorada pelos moradores da zona sul e leste)
Também criou lei 1960/2011 que obriga cinemas com projeção 3D a higienizarem os óculos usados para assistir os filmes. ( importantíssimo para a saúde pública municipal)
Também concedeu uma moção de aplauso aos médicos e demais profissionais da área da saúde no âmbito municipal. ( Não podíamos viver sem esta honraria disse ortopedista meu amigo)
FAZENDO A DIFERENÇA
Como podem ver, a vereadora teve atuação destacada que ajudou a mudar a cara de Porto Velho, que fez a diferença na vida do cidadão. Amanhã, continuo este relato que mostra todo o lado positivo de grande legisladora, doutora Mariana Carvalho.
CORNO
Agora para tudo!!!. Logo após o expediente, depois de tomar uma bela “ameaça de um saco de processos”, eis que resolvo tomar uma cerveja para espairecer. Paro num boteco no bairro Pedacinho de Chão.
De repente, eis que estaciona um gol “quadrado” com um grande par de chifres no teto. De dentro desce o candidato a vereador Pedro da Ascron (PDT) e se aproxima do grupo.
Convido – vamos tomar uma gela Pedro?
Responde o candidato que anda paramentado com um chapéu de chifres: – Não posso, sou candidato, se passar um carro do TRE e me ver bebendo, posso até ser preso.
Nunca ouvi falar que candidato não pode beber. Acredito que alguns até vivem de porre, com tanta abobrinha que falam no horário gratuito.
Mas...O chifrudo pede uma coca-cola e senta na mesa. Ao meu lado. Complicado aquele chapéu do Pedro. ...
TIPIFICAÇÃO
Pergunto como está a campanha – Está boa, com muitos novos adeptos, responde o corno mais conhecido da capital, que garante ter mais de 7 mil filiados na Ascron – Associação dos Cornos de Rondônia.
Dou uma espetada. Se você não ganhar a eleição, se seus associados não votarem em você, vamos criar um novo tipo de homem/político traído. – O Corno Urna Eletrônica...
E dá-lhe mais traição
Fico sabendo que apesar de ser da coligação do Dr. Mauro, Pedro da Ascron estaria mais próximo do Mario Portugues.
Epa, epa epa. Quer dizer que o médico Mauro está sendo traído?
– Nova espécie criada – O Corno Majoritário Eleitoral
O número de registro do “guampudo” tem no seu final o numero 364, que ele diz ser em homenagem a rodovia federal que corta o Estado.
– Uma estrada com manutenção feita por corno, só pode. Mais um tipo – O corno BR.
O candidato reclama que sua campanha poderia estar melhor. Diz que se tivesse feito um processo de filiação nas Usinas, podia ser eleito até prefeito.
- Como assim, pergunto.
- Olha Andreoli, os barrageiros vem trabalhar nas Usinas ( Jirau e Santo Antonio). Deixam suas mulheres lá longe. Ficam meses sem se verem. Caminho aberto pro Ricardão. São milhares sofrendo com este problema nos canteiros de obra em Porto Velho. Podiam ser meus eleitores...
Mais uma tipificação – O Corno Turbina ou Alston Bardella. Tanto faz...
E para finalizar, faz um alerta. O que tem de candidato em campanha que se esqueceu de seus afazeres conjugais e fica só de reunião em reunião política...
- Tem um monte levando chifre. Tem outros que sabem, mas contam até com o voto do “pé de pano” para estufar a urna.
Fazem parte do C.A. – Cornos Anônimos...
SÓ RINDO
Fico imaginando a cena. 1 de janeiro de 2013 - Dia de posse na Câmara de Vereadores de Porto Velho. Pedro entra de terno e gravata e seu chapéu com um grande par de chifres....Só levando na esportiva...
GRILEIRO
Um mega-ultra-power empresário seria na verdade um reles grileiro de terras do município, construindo sua portentosa empresa em área verde destinada a comunidade. Uma reportagem investigativa está em andamento e vai surpreender a muita gente, quando vier a tona...Vamos tirar do armário o “espertão”...
SEGISMUNDO
Em contato com a coluna, o advogado Ernande Segismundo, que atende juridicamente a coligação de Fátima Cleide, explica como se deu a doação de recursos no valor de mais de 600 mil reais, reportada em coluna publicada recentemente.
Inácio Azevedo, antigo militante também mandou mensagem explicando, a qual reproduzo abaixo:
Prezado Paulo Andreoli. Conforme você mesmo comenta, é necessário que se abra duas contas bancárias, uma do comitê financeiro da coligação e outra da candidata. No caso comentado que compara o patrimônio declarado da candidata Fátima com as doações declaradas, as doações não saíram do patrimônio da candidata, mas das doações feitas a conta de campanha da candidata.
Outro leitor Elinário Paiva complementa: O limite é 10% pessoa física, do valor declarado a Receita Federal, no anterior, mas, neste caso, os valores doados vieram do comitê financeiro, que também segue o mesmo critério da legislação art. 23, Lei 9.504, só não aplica no caso da matéria, devido não ter vindo de sua pessoa física.
ENTREVISTA
Peço para agendar uma entrevista com a candidata petista. Recebo uma afirmativa, com o advogado da coligação explicando:
– A Fátima é aberta ao dialogo. Democrata na essência. É uma mulher madura, não é criança mimada. Fez sua faculdade na UNIR com muito esforço. Não nasceu em berço de ouro. Também não é marionete de ninguém, pode acreditar...
Será que ele deu uma espetada em alguém????
VIGILANCIA
Poucos prédios públicos foram construídos e inaugurados na atual gestão Confuciana.
Logo, pode se deduzir que os postos de vigilância armada não aumentaram em grande quantidade. Então como o contrato aumentou de cerca de 20 milhões de reais para quase R$ 60.000.000,00 ( aja zeros).
Para piorar, parte do dinheiro deste contrato pode estar financiando campanha política em Porto Velho. Quem mora aqui se lembra do escândalo “operação Garoupa” da Polícia Federal, em que uma empresa de vigilância e seu proprietário foram flagrados comprando votos em 2006.
Caso de polícia novamente...
PORTUGA
Fui o primeiro web-repórter a entrevistar o então pré-candidato Mario Portugues.
Na época ele falou muito sobre gestão e gerenciamento, que alegava ser o grande problema da capital.
Acredito que o homem, sem os retoques de marketing eleitoral estava mais “verdadeiro” na entrevista. O material ainda não estava publicado nas redes sociais. Fiz o “up-load” ontem a noite e disponibilizo o vídeo para os interessados.
Amanhã, coloco o vídeo da entrevista da doutora Mariana Carvalho ao Rondoniaovivo, antes de iniciado o processo eleitoral... Antes das ameaças explicitas de processo...