O candidato a prefeito pelo PMN (Partido da Mobilização Nacional), Mário Sérgio se apresentou na noite desta terça-feira, 11-09, na Semana de Cidadania e Política realizada pelo Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia (Glomaron). Mário Sérgio foi o quarto candidato a prefeito da Capital a expor seus projetos e plano de governo aos maçons e elogiou a iniciativa, porque, segundo ele, “é uma associação que reúne homens livres e bons costumes que representam vários segmentos da sociedade. Além dos mais, são pessoas esclarecidas e que, normalmente, se destacam pelo modo de agir e de viver”.
Antes de Mário Sérgio, os maçons da Glomaron já ouviram as propostas de José Augusto (PMDB), Mariana Carvalho (PSDB) e Waltério Rocha (PSTU). A Semana de Cidadania e Política da Glomaron prossegue nesta quarta-feira, 12, quando se apresenta o candidato Mário Português (PPS) e prossegue nesta quinta-feira, 13, com Aluízio Vidal (PSOL), e retoma a agenda na segunda-feira, 17, ouvindo o candidato Mauro Nazif (PSB) e conclui os trabalhos na terça-feira, 18, quando será a vez de ouvir as propostas da candidata Fátima Cleide (PT).
O candidato do PMN compareceu à Glomaron acompanhado pelo seu vice, Israel Borges, e pelo seu pai, o ex-desembargador Sebastião Teixeira Chaves. Vereador por dois mandatos e ex-presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbana (Emdur), Mário Sérgio demonstrou conhecimento do orçamento municipal e segurança ao falar. Com isso, foi logo avisando que, apesar de entender os apelos da população, não consta de seu projeto a construção de um hospital de pronto socorro em Porto Velho, porque, segundo ele, o município não dispõe de recursos para sua manutenção.
Ele citou como exemplo a maternidade municipal, que demorou quase oito anos para entrar em funcionamento depois de ficar pronta, e disse que vai priorizar o atendimento à saúde básica, com construção de mais UPAS e fortalecendo o Programa de Saúde da Família e não cogitou a hipótese de buscar recurso do Sistema Único de Saúde para bancar os custos de manutenção de um hospital municipal, já que Porto Velho é a única, das 27 capitais brasileiras que não dispõe de um hospital de município.
Depois da leitura do currículo e apresentação, o candidato falou por 50 minutos, quando pode expor suas idéias e projetos para setores cruciais como transporte coletivo e trânsito; saúde, educação, lazer, esportes e infra-estrutura. Mário Sérgio prometeu também melhorar a atenção aos distritos em todas as áreas de atuação da administração pública e disse que, na sua gestão, o presidente do Ipam (Instituto de Previdência e Assistência Médica dos Servidores do Município de Porto Velho) será escolhido pelos próprios servidores do órgão.
Depois de sua exposição, Mário Sérgio respondeu a três perguntas formuladas pela Comissão de Política e Cidadania da Glomaron e aos questionamentos dos maçons, que formularam cerca de 30 perguntas sobre os mais variados temas.
A Semana de Cidadania e Política da Glomaron, segundo o grão-mestre Juscelino Moraes do Amaral, é uma oportunidade que a Maçonaria oferece aos seus membros de conhecerem de forma pormenorizada as propostas e projetos dos candidatos a prefeito de Porto Velho, “Nossa Ordem Maçônica tem os olhos voltados para o social, em sentido amplo, Por isso, não poderíamos nos omitir em momento importante como este que antecede a escolha dos nossos representantes na Prefeitura e na Câmara Municipal. O maçom tem o dever de ser um agente da transformação e, para se transformar, o ser humano precisa estar bem preparado e municiado de informações corretas”, disse Juscelino.