ASSISTA DAQUI A POUCO - Governador concede entrevista ao programa Conteúdo Amazônia

ASSISTA DAQUI A POUCO - Governador concede entrevista ao programa Conteúdo Amazônia

ASSISTA DAQUI A POUCO - Governador concede entrevista ao programa Conteúdo Amazônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O governador Confúcio Moura concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira (15) aos apresentadores do programa Conteúdo Amazônia, Paulo Benito, Ricardo Pianta e Lucineide Feitosa, Programa exibido diariamente a partir das 23h na TV Boas Novas – canal 49 e repetido no dia seguinte às 11h.
Durante a gravação, que tem uma hora de duração, foram abordados vários assuntos entre os quais a vida pessoal do governador que falou que foi sargento da polícia militar, depois se formou em medicina e veio para Rondônia onde fixou moradia na região de Ariquemes.
Confúcio também falou como entrou para a vida pública. As duas primeiras eleições concorrendo à prefeitura de Ariquemes não conseguiu êxito, depois foi eleito deputado federal três vezes, prefeito de Ariquemes duas vezes e governador de Rondônia em 2010. “De oito eleições disputadas venci seis”, afirmou. Ele também foi questionado sobre suas obras literárias. O primeiro livro, intitulado “A Flecha” foi lançado pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) e vendeu mais de 100 mil exemplares.
O governador falou sobre as ações na área de saúde e afirmou que foi secretário da pasta em 1987 quando implantou o Sistema Único de Saúde (SUS), “e depois de 20 anos o setor continua com a mesma estrutura não atendendo mais a demanda do estado”. Confúcio disse que no início de seu governo deu grito de alerta ao Brasil “pedindo um extra-teto econômico para o Ministério da Saúde, o que não veio e hoje ainda estamos sangrando”, disse.
O Estado segundo o governador precisaria receber o dobro do valor do recurso que recebe hoje para investir na saúde. Mas independente de recurso extra do governo federal, o Estado tem investido em infra-estrutura. No Hospital de Base foram ampliados 160 leitos, foi construído o hospital de Câncer, está sendo implantado o Sistema de Regulação o que vai dar agilidade no atendimento e na realização de exames. “Com esse sistema o paciente não precisa dormir na fila para conseguir atendimento, ele será atendido no dia e hora marcada nas unidades”.
Segundo ele, o Hospital Regional de Cacoal ainda não esta atendendo da forma que deveria, mas vai funcionar. Em breve disse que irá inaugurar duas Unidades de Pronto Atendimento (Upas), em Porto Velho, sendo uma na zona leste e outra na zona sul com capacidade para atender pacientes de baixa e média complexidade.
Em outubro esta prevista a inauguração do novo prédio da Policlínica Osvaldo Cruz. Foi inaugurado recentemente o hospital Infantil Cosme e Damião e disse que esta trabalhando para colocar em funcionamento o hospital de São Francisco.
Educação
Sobre a educação o governador disse que é um grande desafio, pois 80% dos alunos do ensino infantil em todo o país passam para a segunda série sem saber ler e os piores índices de desempenho da educação estão nas regiões norte e nordeste. “De cada 100 alunos que entra no ensino médio, apenas 20 conclui e somente oito ou nove entram na faculdade, essa é a realidade da educação no Brasil”.
Confúcio disse que quando assumiu a prefeitura de Ariquemes implantou a primeira escola da região norte de ensino integral, um trabalho que precisa ser feito em todo o país. O Estado tem trabalhado para implantar esse mesmo sistema, inicialmente 20 escolas vão trabalhar em tempo integral e depois serão ampliadas gradativamente. As demais estão sendo melhorada a infra-estrutura para oferecer aos educadores e alunos um ambiente apropriado para o ensino-aprendizagem.
O governador também destacou os investimentos que estão sendo feitos na formação de gente e anunciou que 150 servidores irão fazer curso de MBA Gestão Pública em Educação, formação do corpo técnico do Estado entre outros.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS