|
Governador Ivo Cassol e Coronel Angelina, ambos foram responsáveis pelo decreto que diminuiu drasticamente o período de ascensão dos oficiais.
|
Um Decreto publicado no Diário Oficial do Estado no dia 23 de maio de 2006 e que havia passado despercebido por grande parte dos policiais militares do estado até hojem, está causando a indignação de vários Praças da PM de Rondônia.
O Decreto assinado pelo então governador Ivo Cassol e pela Comandante da PM Coronel Angelina, absurdamente diminui o período do quadro de acesso para ascensão de patente de oficiais da PM de Rondônia pela metade.
Um exemplo é período em que era estipulado para um Major alcançar o posto de Tenente Coronel, antes do decreto eram necessários cinco anos, porém com o novo dispositivo lançando no Diário Oficial esse período baixou para apenas dois anos. Assim acontece com os postos de Capitão, Major e Primeiro Tenente.
Outro ponto é a inexistência da necessidade de um oficial estar apto fisicamente para ingressar no posto.
Segundo o Parágrafo 2º do Art.7 do Decreto de lei, a incapacidade física temporária, verificada em inspeção de saúde, NÃO impede o ingresso em quadro de Acesso e a promoção do Oficial PM ao posto imediato.
Tal parágrafo significa que um oficial PM mesmo estando no leito de uma UTI pode ingressar ascender sua patente, situação totalmente contrária a de um Praça que necessita submeter-se a uma inspeção de saúde completa sendo que qualquer mazela por mínima que seja em sua bateria de exames podem o deixar fora da graduação.
A responsabilidade de tal decreto não pode ser imputada ao atual comando da PM e nem ao governador Confúcio Moura, porém os fatos devem ser esclarecidos tanto à corporação quanto a população rondoniense, que deve ser informada o motivo desse decreto permanecer valendo até a presente data.
Aos praças da Polícia Militar que sempre sofrem com decretos que nunca os beneficiam e assistem diariamente situações dentro da instituição que foram motivos de atritos com os oficiais, cabe questionarem em relação a esse decreto.
O Rondoniaovivo entrou em contato com o vereador e representante dos praças da PM de Rondônia, Cabo Anjos, porém fomos informados pela sua assessoria que ele está em Ji-Paraná para participar de um congresso do PDT, porém assim que retornar irá esclarecer e indagar alguns pontos referentes a esse decreto que envolve a categoria dos praças da PM/RO.
Decreto alterado que beneficia os oficiais da PM/RO
|
|
Decreto que rege ascensão dos praças da PM/RO
|
|