Senador RAUPP marcou a audiência com a Presidenta Dilma. Eu pensei que seria uma audiência entre nós mesmos. Não! Vários Ministros: Fernando Hadad (Educacão), Mendes Ribeiro (Agricultura), Gleizy Hoffmann (Casa Civil), Ideli Salvati (Relações Institucionais). Lógico, o Senador Valdir RAUPP.
Fui falando com a Presidenta bem descontraído sobre a REDE RONDONIA DE DESENVOLVIMENTO INCLUDENTE. Comecei pela Educacão – ensino médio renovador, Educacão integral, nova escola rural. Acabei a exposição, ela gostou e determinou ao Ministro Hadad para apoiar RONDONIA. Fiquei feliz.
As pastagens degradadas – um problema nacional grave, como política de governo será implantada em RONDONIA. Com o objetivo de intensificar a criação de gado com lavouras perenes e diversificadas. Recomendou ao Ministro Mendes Ribeiro para engrenar forças com o Estado, crédito e assistência da Embrapa. O Programa Agroindustrial rondoniense foi apresentado e também apoiado pelo Governo Federal.
Ponte binacional Brasil-Bolivia em GUAJARÁ-MIRIM, compromisso do Presidente Lula e ainda indefinida – de pronto a Presidenta ligou diretamente para o Ministro dos Transportes Dr. Paulo Sérgio e ordenou a elaboração do projeto e tão logo esteja pronto ela libera o recurso financeir
HIDROVIA DO MADEIRA
A dragagem, portos – ela me disse que estes projetos estão no PAC e que concorda com os investimentos e considera a Hidrovia do Madeira o mais importante componente logístico de transporte da Amazonia.
Gasoduto de Urucu
De imediato não. Segundo a Presidenta não há gás para Manaus e Porto Velho. Quando a Petrobras der o sinal verde de mais poços produtivos de gás, aí sim, será construído o gasoduto.
Conclusão
Considerei a audiência excelente. Histórica para RONDONIA. E houve uma veia de sintonia entre a minha proposta e do Senador RAUPP com a Presidenta. Ao mesmo tempo, diante de tanta confiança, pra mim é um desafio imenso – fazer as coisas acontecerem. Há necessidade de absoluto envolvimento de corpo e alma, de todo o meu governo com estas propostas e projetos. É como se diz – juntar o ideário com o fato concreto. Além do mais, confiança acaba quando não se cumpre a palavra. Eu não posso falhar.