ELEIÇÕES 2010 - Debate político da TV Rondônia, confira imagens de bastidores e resumo

Iniciou há poucos instantes o debate da TV Rondônia, afiliada da Rede Globo no Estado. Todos os postulantes ao Governo compareceram ao embate político. Uma multidão está na frente da emissora, com bandeiras e caminhões de som

ELEIÇÕES 2010 - Debate político da TV Rondônia, confira imagens de bastidores e resumo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Iniciou há poucos instantes o debate da TV Rondônia, afiliada da Rede Globo no Estado. Todos os postulantes ao Governo compareceram ao embate político. Uma multidão está na frente da emissora, com bandeiras e caminhões de som. CONFIRA RESUMO:

Valverde – Em Porto Velho, as Obras de esgoto sanitário estão paradas...

Cahulla – O que precisa é boa vontade do Ministério das Cidades, paradas por uma ação politiqueira de um vereador de um vereador do PT. O Governo do Estado sabe contratar, sabe licitar e sabe fazer. Nós sabemos e fazemos fazer os ajustes necessários para que as obras sejam retomadas. Não temos nenhuma obra parada e a Caixa Econômica também é e gestora e vamos resolver logo isso.
 
Valverde – A obra parou por falta de projeto. É difícil conseguir recursos para saneamento. Conseguimos junto a União, mas o Estado não teve competência para gerir os recursos.
 
Cahulla – Você como deputado federal deveria bater na mesa e brigar para as obras serem retomadas. Casas populares estão paradas, os viadutos estão paralisados e o senhor não faz nada para resolver esse problema.
 
---------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Cahulla – Qual o plano de Governo para a saúde e se vai ter terceirização na saúde.
 
Sussuarana – A saúde pública está um caos. Faltam leitos e falta política de valorização dos profissionais. O Estado deixa muito a desejar, na verdade está prejudicando a saúde da população, não cumprindo com o seu papel. No nosso Governo vamos valorizar os médicos e servidores e investir em saúde preventiva. Vamos investir na saúde da família e também nos agentes comunitários de saúde. No nosso mandato, o médico será respeitado.
 
Cahulla – Atenção básica cabe aos municípios. Não somos aqui candidatos a prefeito. Assumimos um Estado com 480 médicos e hoje temos 890 médicos. Na capital, quero intensificar a saúde, fazendo um hospital de 150 leitos, em parceria com a prefeitura da capital.
 
Sussuarana – Vocês não estão cuidando do povo, não garantem assessoria técnica, não repassam recursos para a saúde pública. Enterram milhões de reais no Hospital de Cacoal. Vocês cuidam muito melhor de gado do que das pessoas, vacinam boi, mas não cuidam da saúde do povo.
 
 
Sussuarana – Como desenvolver o cooperativismo na agricultura familiar
 
Valverde – No nosso Governo, ao contrário do atual, vamos criar as condições para que o agricultor familiar seja ampliada, com estradas, com apoio e incentivos. Vamos incentivar a agroindústria familiar para que possam comercializar os produtos diretamente, com a certificação estadual. Vamos interiorizar a educação, para que o filho do produtor rural não precise sair da campo para a cidade.
 
Sussuarana -  Vamos fortalecer o cooperativismo e o associativismo. Permitindo que se fortaleça a agricultura familiar. Isso se dará através de uma agência de fomento, com apoio à industrialização e mais valor aos produtos.
 
Valverde – São mais de 30 mil km de estradas vicinais. Hoje, parte da produção apodrece na roça por falta de estradas. Não vamos usar o Fitha como forma de barganha. Vamos transferir fundo a fundo com a compra de máquinas para a recuperação das estradas.
 
-------------------------------------------------------------------------------------------
 
Expedito – Qual o plano para melhorar as estradas vicinais e as estradas estaduais. Qual a sua determinação na parceria com as prefeituras.
 
Confúcio – Fui prefeito e sei das imensas dificuldades para se manter as estradas. Municípios com mais de 2.000 mil km ou 3.000 mil kms é complicado manter as estradas em boas condições. Sem máquinas e sem recursos, não é possível fazer muita coisa. Hoje, com o Fitha, o Governo retém recursos do ICMS e obriga as prefeituras a fazer um projeto. Isso é desnecessário.
 
Expedito – Como deputado, eu sempre fui municipalista, também como deputado. No nosso Governo, vamos descentralizar o FITHA, que hoje é feito politicagem com o recurso. Eu sei das dificuldades na capital e interior para a manutenção das estradas. A palavra chave é parceria.
 
Confúcio -  Hoje uma dificuldade é de madeira para fazer pontes. A Sedam não funciona e isso tem dificuldade. No nosso Governo, RO tem que fazer pontes e galerias de concreto, feitas em parceria com as prefeituras.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Confúcio –
A Segurança Púbica está numa situação difícil. O MP tem entrado com ações e termos de ajuste de conduta em razão do Estado das delegacias. O que fará para melhorar a segurança.
 
Expedito – Vamos começar valorizando os servidores da área de segurança. Temos que devolver a independência financeira da polícia. Temos que baixar a criminalidade da capital. Quando senador, busquei exemplos em outros estados. No CE, criou-se a PM quarteirão. É preciso priorizar e investir para reduzir a criminalidade.
 
Confúcio -  É um clamor social, identificado em pesquisas qualitativas. Eu vou colocar a segurança como uma prioridade de minha administração, porque a população pede. Governador que se preze, têm que se ouvir as pessoas. vamos ouvir as pessoas para traçarmos um plano.
 
Expedito – No nosso Governo, tudo será prioridade. Vamos para o caminho da industrialização dos presídios, para poder superar esse amontoado de presos. Eu sou capaz de resolver esse problema.
 
 
Confúcio – No seu Governo, em 8 anos, a inflação foi de 49,84% e o senhor concedeu 4 reajustes que somados são 23%.
 
Cahulla – Não servi ao Governo e sim  ao povo de Rondônia. Os nossos servidores receberam aumento e plano de Cargos e Salários. Lá em Ariquemes, o salário do professor é a metade do pago pelo Estado. Somente no Estado o senhor será capaz de fazer. Pagamos em dia, recontratamos mais de 10 mil servidores e tudo o que for economizado com a transposição será revertido em aumento aos servidores.
 
Confúcio – A arrecadação cresceu, mas o servidor não foi valorizado. Em Ariquemes, ao contrário do que o senhor falou, o servidor foi valorizado em todos os níveis.
 
Cahulla – Quando se fala em Ariquemes, o candidato fica nervoso. Lá em Ariquemes é pago R$ 1.000 ao professor e é verdadeiro.
 
 
Cahulla –Qual a função de seu vice no futuro Governo.
 
Expedito – Miguel é um técnico experiente e vai ter muito a fazer aqui na nossa administração. Pois é uma parceria com uma pessoa competente. O Miguel vai atuar comigo para governarmos Rondônia. Vamos dividir e acima de tudo fazer um trabalho em parceria. O Miguel participou elaborando o nosso plano.
 
Cahulla –Como técnico, respeito. Mas era vice do Bianco que demitiu mais de 10 mil servidores. E Miguel não fez nada para impedir. Na Secretaria de Agricultura, foi um desastre, se limitando a fazer um trabalho somente na capital.
 
Expedito – Miguel foi muito bom na Secretaria e fez inclusive a política de incentivos fiscais. Vamos valorizar os técnicos e Miguel terá papel fundamental nesse processo.
 
----
 
Expedito – De onde você vai tirar os recursos para a Universidade Estadual.
 
Valverde –Basta ter vontade política de fazer. Vamos aproveitar as salas de aula ociosas para fazermos ensino superior no interior. Vamos fortalecer esse processo e estabelecer quadros técnicos. Vamos colocar ainda em funcionamento a Escola Técnica estadual. Vamos assim enfrentar a falta de mão de obra qualificada.
 
Expedito -  Seria bom se pudesse ser possível a criação da Unestado. Vamos criar o Fies ou o Prouni estadual, para proporcionar aos jovens o direito de sentar no banco de uma faculdade. Vamos melhorar as condições de vida da nossa população, investindo na juventude.
 
Valverde –Somente 19 municípios tem acesso à universidade. No nosso plano de Governo, é fundamental levar a descentralização da universidade para as regiões mais distantes.
 
 
Valverde –
Sua casa tem água?
 
Sussuarana – Na minha casa sim, mas na maioria das casas dos rondonienses não tem. Isso porque o Governo e a Assembléia são omissos, sem transparência e sem ética. O parlamento de RO não se preocupa com os recursos públicos. Vamos criar um painel onde a população vai acompanhar onde será utilizado os recursos. No PSOL não aceitamos corrupção e nem fraudes.
 
Valverde – 60% das casas não têm água porque os políticos não fazem obras que não aparecem. RO perdeu muitos recursos porque o Estado não teve competência. No nosso Governo vamos fazer uma parceria com as prefeituras para bons projetos, com a criação de uma secretaria específica. De forma competente e transparente.
 
Sussuarana – Caro eleitor veja o absurdo. Por isso somos livres e uma candidatura limpa como opção.
 
--------------------------------------------------------------------------------------
 
Sussuarana – O Sr desenvolveu projetos exitosos como experiência. Como fazer para implantar no Estado.
 
Confúcio – Fomos uma administração inovadora e com projetos bem-sucedidos e premiados. Na agricultura, por exemplo, implantamos o sistema de agroindustrialização correta, com inspeção municipal, comercialização e aumento de renda para todos. Na pesca, Ariquemes é um sucesso. O banco do povo financia os pequenos. Criamos a guarda municipal, o trânsito seguro.
 
Sussuarana – Nós observamos que são projetos de ação que duram um ou dois anos. Não é possível que a maioria da população fique sem atendimento. Vamos criar uma agência de fomento para financiar os pequenos no Estado.
 
Confúcio – Ariquemes foi um laboratório para projetos que vamos desenvolver no Estado. O banco de alimentos para evitar o desperdício de comida. Muitos dos nossos projetos estão sendo copiados, graças a Deus.
 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Expedito – Não fizeram nada na saúde em 8 anos, o que vai fazer em 8 anos.
 
Cahulla – Vamos continuar construindo hospitais, a exemplo de Urupá, São Felipe, Vale do Anari. Leitos no HB e João Paulo II, de 10 para 124 leitos de UTI. A conclusão do hospital de Cacoal. Contratação de servidores, investimentos, repasse mensal de R$ 3 milhões aos municípios para a saúde. Quero aumentar o repasse da saúde.
 
Expedito – Vamos inaugurar obras e regionalizar a saúde. Vamos fazer com os prefeitos atendam a saúde básica. O hospital de São Francisco foi entregue mas, não funciona.
 
Cahulla – Em São Francisco, entreguei o Hospital e o prefeito não toca a unidade. Entregamos dois médicos e mais R$ 80 mil por mês. Mas o prefeito, que apóia outro candidato, não faz o funcionamento da obra.
 
------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Cahulla – Qual o projeto para o meio ambiente e como fazer para que o produtor não derrube mata e seja recompensado por isso.
 
Sussuarana – Seu Governo não investiu na Sedam. Os trabalhadores assentados estão sem licença ambiental, por falta de condições da Sedam. O Estado não pode comprometer o desenvolvimento. No seu Governo, aprovaram uma lei que autorizou comercializar madeira em toras, prejudicando a nossa economia. É preciso fortalecer o agroextrativismo. Nós vamos investir para agregar valor aos produtores.
 
Cahulla – São as toras que apodrecem nas usinas. Estamos perdendo madeira e o IBAMA não faz nada. Autorizamos a retirada da madeira branca do rio. O meu Governo vai investir no setor produtivo, com a Emater, incentivos, horas máquinas e ser governador para trabalhar com o produtor para dobrar a nossa produção agrícola.
 
Sussuarana – A madeira é extraída ilegalmente. E está saindo clandestinamente por incompetência do Estado. No nosso Governo vamos investir numa agência de fomento para agregar valor nos nossos produtos.
 
-------------------------------------------------------------------------------------------
 
Sussuarana –
A cultura está abandonada. O Estado não tem apoio à cultura. Qual a sua proposta.
 
Valverde – A cultura é parte importante para a nossa economia e nossas tradições. Temos que incentivar as manifestações culturais e folclóricas de RO. Vamos ampliar as escolas de música, permitindo que os talentosos jovens possam se desenvolver. Vamos criar a política de proteção cultural.
 
Sussuarana – A cultura precisa ser desenvolvida na escola. O Estado precisa oferecer esporte, cultura e lazer a comunidade. Vamos investir nos agentes e produtores culturais.
 
Valverde – Vamos estimular os pontos de cultura, que hoje é a única coisa que o Governo apresenta hoje. Vamos fazer muito mais políticas públicas que incentivem o esporte, a educação.
 
---------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Valverde – Como vai incentivar a construção de habitação popular.
 
Confúcio – Muita gente mora mal e vive. Como prefeito, criamos um programa de casas de madeira e de tijolos ecológicos. No Governo, vamos fazer muito mais. Vamos distribuir as casas onde a secretaria social apontar as necessidades.
 
Valverde – Vamos priorizar áreas e entregar lotes urbanizados. Isso barateia as moradias populares para potencializar o Minha Casa Minha vida. Vamos fazer 20 mil casas. Com ações simples, vamos fazer isso.
 
Confúcio – Vamos fazer o crescimento urbano organizados. Nada de fazer conjuntos habitacionais distantes do centro. O que encarece a vida. Vamos fazer no meio da cidade, adensando a cidade. E aí sim colocando as pessoas em locais decentes.
 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Confúcio – Sem educação não se desenvolve, quais suas propostas efetivas.
 
Expedito – Todos os países investem em educação. Vamos fazer uma educação para recuperar essa situação e hoje estamos numa situação difícil. Podemos buscar parcerias com as universidades do Estado para melhorarmos a nossa educação.
 
Valverde -  Não gostaria de falar certas coisas contra RO. Tenho um relatório da Seduc do IDEB. Nos anos iniciais, tivemos 90 escolas com média abaixo de zero. Índice de qualidade abaixo de zero. São dados do Governo, que atestam a sua incompetência.
 
Expedito – O servidor teve a sua licença prêmio arrancada. E se fala em valorizar os servidores. Temos que enviar a Assembléia os projetos que beneficiem os servidores, para que os PCCS sejam discutidos e aprovados. Eu sou educador, sou professor. Como não iria querer trabalhar por nossa categoria.
 
 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Sussuarana – O senhor foi cassado, sua candidatura pode ser suspensa. O senhor foi aliado desse Governo, porque quebrou essa aliança.
 
Expedito – Eu fui muito humilhado nessa campanha por causa disso. Temos que manter esse projeto de ficha limpa em vigor. Eu não comprei voto. Eu trabalhei nos quatro cantos do Estado. Nunca respondi a nenhum processo, a não ser a compra de votos, que foi forjado contra mim. Eu espero que o eleitor decida em quem vai votar. E que o futuro governador faça as mudanças necessárias.
 
Sussuarana – Eu acredito na justiça eleitoral e acredito que o nosso Estado precisa ser passado a limpo. O senhor vai apoiar a quem no segundo turno. RO precisa de um Governo livre e com respeito ao servidor.
 
Expedito – Diferente de você, que já procura apoio no segundo turno, eu tenho certeza de que estarei no segundo turno. Eu atuei mais como senador do que todos os demais senadores. Eu resolvi o problema do Beron, o mototáxi, placas de táxi, entre tantos projetos relevantes.
 
 
Expedito –
Muito se fala que a transposição é uma enganação. O que é real da transposição.
 
Valverde – Veio o representante do Ministério aqui a convite meu para conhecer de perto a realidade. Atuei para que a transposição fosse efetivada e sendo eleito vou me sentar com a presidente Dilma para tratar dessa questão. Vamos com isso dar folga orçamentária, reestruturar as carreiras e diminuir os cargos comissionados no Governo.
 
Expedito – Você que está em casa, eu quero tranqüiliza-lo. Todos sabem o quanto fui importante para tornar esse sonho realidade. Eu vesti a camisa. Assim como lutei pela transposição, vou trabalhar no Estado.
 
Valverde – Você foi deputado federal por 2 mandatos e nada fez pela transposição. O seu trabalho foi somente ajuntar-se a bancada para fazer a aprovação.
 
--------------------------------------------------------------------------------------
 
Valverde –No seu Governo, você irá extinguir o ICMS antecipado dos micros e pequenos empresários rondonienses.
 
Cahulla – Imposto desde o começo do mundo é coisa indigesta. A nossa arrecadação não pode ser afetada. Para assegurar os pagamentos em dia, é preciso dar continuidade à política fiscal e os recursos arrecadados são respeitados e investidos.
 
Valverde – O Cahulla disse que vai manter a cobrança antecipada de impostos dos micros e pequenos empresários.
 
Cahulla – O candidato fala em mudar o que está dando certo. Só pagamos em dia porque arrecadamos. Precisamos ampliar os investimentos em obras e no setor produtivo para aumentar a nossa arrecadação. Hoje são 276 empresas incentivadas.
 
 
Cahulla –Como o seu Governo vai atuar nas estradas.
 
Confúcio – Em Ariquemes estamos fazendo bem feito. São 850 km de recuperação de estradas esse ano. Enquanto eu trabalhei, o Governo em épocas de eleições, fez um asfalto ‘corre-corre’ para apenas fazer campanha.
 
Cahulla – O senhor respondeu que vai apenas fazer um tapa buracos. Nos tempos do PMDB, era só atoleiros. E o que está sendo feito em Ariquemes hoje é com a nossa parceria, pois o prefeito hoje faz mais do que o anterior.
 
Confúcio – O candidato fala do PMDB que administrou o Estado em outra situação financeira. Hoje a realidade é que o Governo tem dinheiro e faz pouco.
 
 
Confúcio – Suas medidas para controlar o trânsito de Rondônia.
 
Sussuarana – No nosso Governo vamos investir em urbanização. Hoje é um constrangimento que a população enfrenta, quando hoje enfrenta a falta de um anel viário. Falta competência e planejamento. O que observamos é que o Estado compromete a população por governantes incapazes.
 
Confúcio – Vamos deixar o DETRAN trabalhar com equipe técnica competente com a parte de engenharia de trânsito. Em Ariquemes, atuei para diminuir os acidentes.
 
Sussuarana – Vamos refazer o plano eixo Norte Sul para a duplicação da BR-364. O DNIT não previu as entradas e saídas das cidades, que precisam ter planejamento urbano e também rodoviário.
 
---------------------------------------------------------------------------------------------------
 
 
Cahulla – Agradeço a Globo e Deus. Estou fazendo uma campanha digna e limpa. O eleitor pode observar quem tem propostas e compromissos. Quero nessa oportunidade agradecer a todos os que nos receberam com sorriso, com convicção. É por isso que peço o seu voto, pois o Senhor é o meu pastor e nada me faltará”.
 
Expedito – Agora está nas mãos de você, caro eleitor. Não serei o governador que vou governar com raiva, com truculência. Serei o governador da paz. Você me conhece e sabe como trabalhei no Senado e vou trabalhar mais por RO.
 
Confúcio – É com imensa satisfação que participei desse debate. Venha para o nosso lado. A onda é boa. Exercemos importantes projetos e sempre atuei com retidão. Com empreendedorismo sempre atuei. Estou preparado e quero você ao meu lado, venha ao nosso lado e temos as melhores propostas.
 
Sussuarana – Você sabe quem governa e sabe que é o momento de mudança acreditamos na mudança, na família e nos trabalhadores. Quero agradecer aos meus amigos e partidários. O PSOL não vai se aliar a esses grupos.
 
Valverde – Fizemos uma campanha propositiva e leal. Creio eu que com a militância do PT estaremos no segundo turno. Quero o voto do senhor de bem para que façamos a mudança.

-- -

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS