Observando que é preceito constitucional a redução das diferenças entre as regiões do Brasil, o candidato a deputado federal Hiran Castiel, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), tem como proposta que o tempo de residência em Rondônia seja considerado como pontuação nos concursos públicos. “Vamos defender no Congresso a elaboração de uma lei que garanta esse direito aos que vivem e trabalham na Amazônia, pois o conhecimento prático das questões que afetam a população da região é algo que não pode ser desprezado quando a União busca preencher postos de trabalho nesta parte do Brasil”, afirma o pedetista.
Segundo Hiran Castiel, o princípio constitucional da redução das diferenças regionais tem que ser interpretado e concretizado sob o ponto de vista humano. Ele observa que quando a União abre concursos públicos e as vagas são preenchidas em sua maior parte por novos contingentes migratórios, atraídos pelos bons salários, isso não resulta em benefício efetivo para a população local. “Essas pessoas vêm atraídas pelos bons salários, mas tão logo atingem estabilidade buscam remoção para os grandes centros”, observa Castiel, acrescentando que “é preciso valorizar as pessoas que fizeram opção por viver em Rondônia”.
Hiran Castiel explica que a proposta vem sendo aperfeiçoada nas reuniões que tem mantido com diversos segmentos sociais, especialmente o universitário. Ele afirma que é preciso que a União adote critérios regionais em seus concursos, buscando observar o princípio da eficiência, pois com certeza quem conhece melhor a realidade de Rondônia será capaz de um melhor desempenho em suas funções. “Estou exercitando desde já a forma como pretendo trabalhar quando no exercício do mandato de deputado federal, buscando no diálogo direto com a comunidade o aperfeiçoamento das propostas legislativas”, finaliza Castiel.