Ao fazer seu pronunciamento na assembléia Legislativa de Rondônia, durante sessão ordinária, na tarde desta segunda-feira (17), o deputado estadual Tiziu Jidalias (PP), informou que a ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, após receber a Comissão Parlamentar de Inquérito das usinas do Madeira, em Brasília, manifestou interesse de atender algumas das reivindicações atuais da CPI.
O relatório final da comissão deveria ter sido lido na última semana, mas foi adiado por conta da indicação do deputado Wilber Coimbra para conselheiro do Tribunal de Contas. “Devemos agora esperar uma audiência com a ex-ministra Dilma para expor a situação da CPI em questão, e relatar as necessidades do momento para garantir que os investimentos relacionados aos impactos ambientais sejam, de fato, aplicados em Rondônia.
Tiziu destacou que os R$ 120 milhões destinados, inicialmente, para o Instituto Chico Mendes, para investimentos na área ambiental, estão bloqueados e existe o pedido da CPI para que o montante seja revertido na implementação da saúde pública de Rondônia.
Tiziu acredita que Dilma vai, com sensibilidade, atender algumas necessidades, atendendo o clamor do povo que busca por maiores investimentos nas áreas da saúde, educação, social entre outras.
Reafirmou que o trabalho da CPI está sendo feito com isenção e com o único interesse de atender o povo de Rondônia, em especial, deixar claro onde e como estão sendo investidos os recursos destinados aos impactos ambientais, acordados na assinatura do contrato para o início das obras das Usinas.
Após essa audiência com Dilma Roussef, Tiziu garante que o relatório final da CPI será apresentando com plena imparcialidade, “não vamos atender meia dúzia de interesses, vamos sim mostrar ao povo de Rondônia que eles têm direito a esses recursos”, concluiu.