G1 destaca cassação de candidato que distribuía pintos em troca de votos

G1 destaca cassação de candidato que distribuía pintos em troca de votos

G1 destaca cassação de candidato que distribuía pintos em troca de votos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
A Justiça Eleitoral cassou o registro do candidato a vereador em Porto Velho (RO) Sandro Luiz Cardoso Ferreira, conhecido como Sandro Gonzaga (PV), por compra de votos. Também foi aplicada multa de R$ 3,1 mil.
 
No dia 28 de julho, ele foi preso acusado de distribuir pintinhos em troca de votos. A Polícia Federal apreendeu, no bairro Ulisses Guimarães, na periferia da cidade, um carro carregado com 24 caixas de plástico onde estavam acondicionados 4 mil pintinhos. Gonzaga não estava no local e foi abordado pela polícia em sua casa. Ele foi preso, pagou fiança de R$ 1,5 mil e foi liberado.
 
O candidato recorreu da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pedindo que possa continuar a campanha e que a decisão sobre a cassação de seu registro seja anulada. Henry Gouveia, advogado pessoal de Sandro Gonzaga, diz que Gonzaga, em nenhum momento, vinculou a distribuição dos pintinhos ao voto.
  
'Piu Piu Cidadão'
Segundo Gouveia, o candidato coordena o projeto "Piu Piu Cidadão", do Rotary Clube de Porto Velho. "Ele faz essa distribuição há quase nove anos, em anos em que foi candidato e em que não foi", disse. Essa é a terceira vez que Sandro Gonzaga tenta uma vaga na Câmara de Vereadores.
 
No processo, o Ministério Público Eleitoral incluiu a gravação de uma reunião que o candidato realizou na casa de uma líder comunitária no bairro Ulisses Guimarães.  
 
Segundo o advogado, Gonzaga deixou claro na reunião que a distribuição não estava relacionada à sua candidatura. "Ele pediu o voto do pessoal, mas não distribuiu santinho, não falou seu número. O problema é que a Polícia Federal colocou um texto fora de contexto para ter pretexto para prender o Sandro", disse.
 
O representante da coligação da qual o candidato faz parte, Eusébio Lopes, disse que vai aguardar a decisão do TRE sobre o recurso para se posicionar.

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS