FRASE DO DIA
"Nunca antes na história deste País se viu programa igual de transferência de renda: dos processados do mensalão para as bancas de advocacia."– Jornalista Cláudio Humberto
Pauta política de 01 a 10
01-Hermetismo suspeito:
O MP de São Paulo reuniu-se a portas fechadas e decidiu: o dublê de procurador e homicida, Thales Ferri Schoedel vai permanecer no cargo de procurador, recebendo o salário de R$11 mil e terá direito a um foro privilegiado para julgamento do seu caso. Decisão apertada, por Apenas um voto. Estranha justiça brasileira que em menos de 24 horas mostra sua independência e seu outro lado corporativista. Assassinos são somente assassinos, togados, fardados, não importa. Confio na justiça, ainda que lerda e logo injusta. O caso vai ao Conselho Nacional. Vamos ver se lá se faz justiça. O julgamento de ontem foi vergonhoso, injusto, indecente e imoral.
02-Quem mexeu no meu queijo:
A luta é antiga e o labirinto burocrático, desanimador. Mas ontem...bingo! O Senado aprovou a PEC que aumenta a participação dos recursos destinados ao FPM em um ponto percentual, passando dos atuais 22,5% para 23,5%. Mas foi necessário utilizar uma estratégia regimental para burlar o período de apreciação da matéria. Um acordo entre as lideranças partidárias permitiu que várias sessões fossem abertas e encerradas em questão de minutos. A medida entra em vigor assim que for promulgada. Na prática, mais grana no cofrinho das paupérrimas prefeituras de todo o Brasil, já no mês de setembro. Folga para o 13º da moçada.
03-Dividindo a carga:
Depois de muita batalha, o secretário de segurança do Rio de Janeiros conseguiu com que fosse permitido que a PM fizesse o termo circunstanciado -TC. "Além de desafogar as delegacias dos crimes de pequeno potencial ofensivo, ainda evita que PMs fiquem horas numa delegacia para fazer registros", disse o secretário. O caminho para implantar o TC pela PM enfrentou o corporativismo da Polícia Civil do Rio até que uma brecha foi encontrada na Lei Federal 9099. É só uma questão de querer fazer. E se deu certo no Rio porque na daria em Rondônia? E aqui até com mais facilidade. O comando é único e a relação entre as duas polícias é muito bom.
04-Boas notícias de saúde:
O 3º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio aponta que, entre 1990 e 2005, a taxa de mortalidade infantil no Brasil teve uma redução de 46,4%. Em 1990, a cada mil nascidos vivos, 53,7 crianças morriam antes de completar 5 anos. Em 2005, o índice baixou para 28,7. De acordo com o relatório, a região que apresentou queda mais acentuada foi o Nordeste, com redução de 55,4%. O documento aponta também uma "redução da taxa de óbitos de crianças até 1 ano, que está relacionada com o aumento da cobertura do Programa da Saúde da Família". Agora só falta trabalhar o planejamento familiar.
05-Saia justa:
Sem a presença dos comandantes militares, o presidente Lula lançou nesta quarta-feira o livro-relatório Direito à Memória e à Verdade, resultado oficial de pesquisas sobre a repressão da ditadura militar entre 1964 e 1985. “Uma das feridas que permanecem abertas é a localização. (dos corpos). A gente deveria determinar um prazo e pensar que estratégia utilizar para que a gente pudesse saber onde está sem expectativa de que a gente vá fazer um processo de revanchismo”, disse Lula. Já o ministro da Defesa mandou um recado direto: “Não haverá indivíduo que possa a isso reagir, e se houver terá resposta”. Tudo bem. Já passou da hora de encararmos nossos demônios, mas o recado é plenamente dispensável.
06-Inconfidências ao telefone:
“Em conversa telefônica na noite de anteontem, o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, reclamou de suposta interferência da imprensa no resultado do julgamento que decidiu pela abertura de ação penal contra os 40 acusados de envolvimento no mensalão. ‘A imprensa acuou o Supremo’, avaliou Lewandowski para um interlocutor de nome ‘Marcelo’. ‘Todo mundo votou com a faca no pescoço.’ Ainda segundo ele, ‘a tendência era amaciar para o Dirceu’.” O ministro foi o único a discordar do crime de formação de quadrilha. A reportagem completa está na Folha de hoje. Vale a pena a leitura.
07-Troca de comando:
Em reunião no final da tarde de ontem no Palácio do Planalto, o presidente Lula oficializou uma troca de comando na Polícia Federal e na Abin-Agência Brasileira de Informação. Na próxima segunda-feira, o atual diretor-geral da PF, Paulo Lacerda, assumirá a direção da Abin. Lacerda será substituído na PF pelo delegado Luiz Fernando Corrêa, atual secretário nacional de Segurança Pública. Sobre ganhos e perdas para a PF, vamos aguardar, mas para a Abin a mudança é de água para vinho. Aliás, um vinho envelhecido, bem testado e aprovado. O antigo chefe da Abin era bem ruinzinho mesmo. Um “Sangue de Boi” em garrafão de 3 litros.
08-Educação e renda:
Duas grandes pesquisas divulgadas ontem revelam um retrato do Brasil recente. A primeira, do IBGE, feita com base em orçamentos familiares de 2002 e 2003, mostra que 84% das famílias não têm ninguém com diploma universitário. Se tivessem, poderiam elevar sua renda em pelo menos 190%, num claro sinal de que estudar ainda é a melhor maneira de ascender. Outro levantamento, o das Metas do Milênio da ONU, aponta que o Brasil, em 2005 - dez anos antes do previsto - atingiu o objetivo de reduzir à metade o número de pobres em situação extrema.
09-Água do Madeira:
Cresce a tensão entre os gigantes da construção na medida em que se aproxima o leilão para a construção das usinas do Madeira. Na briga de cachorro grande, consórcios estaparfúdios são montados e desmontados a cada dia, dependendo da boataria que cada concorrente procura ver circulando no mercado. Para diminuir a temperatura, o presidente do BNDES, pôs água na fervura. Luciano Coutinho disse que o banco tem condições de prover o financiamento para as obras das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. "No limite, o BNDES pode financiar o projeto inteiro." Para o mercado, a afirmativa tem endereço certo – os conglomerados internacionais.
10-Para não esquecer do Renan:
Renan Calheiros bem que tentou, mas os relatores descobriram que os saques que ele aponta como tendo sido feitos para pagar à “ex-gestante” tinham destino certo e diverso do informado. Pior: num dos casos está declarado no seu Imposto de Renda. Hoje o Conselho de Ética diz se Renan deve ou não ser cassado. O resultado é imprevisível. A “pule de dez” é que o senador deve Almeida Lima absolve Renan no seu relatório. Ainda vão acontecer lambanças como votação secreta, pedido de vistas, etc. Enquanto isso o Senado Federal dá um exemplo de como mergulhar na lama para tentar salvar um boi morto.
PVH: 30/08/07
Contato: leoladeia@hotmail.com
*
VEJA EDIÇÃO ANTERIOR:
*
POLÍTICA & MURUPI: - Por Léo Ladeia
*
POLÍTICA & MURUPI: Por Léo Ladeia