Ouro Preto do Oeste, RO - Alexandre Araújo - O deputado estadual Alex Testoni (PTN – Ouro Preto), em entrevista a nossa reportagem afirmou que contratos, licitações, nomeações e demissões de servidores são prerrogativas de todas as Mesas Diretoras dos estados do país, menos em Rondônia. O deputado disse que na legislatura anterior os deputados estaduais aprovaram Lei nº. 326 e resolução nº. 11 onde centralizaram todas as decisões no presidente da Mesa Diretora o que implica em dizer que, segundo o parlamentar, ou as Assembléias Legislativas de todo o país estão erradas ou a do estado de Rondônia está errada.
De acordo com o deputado Alex a única saída para resgatar a credibilidade dos deputados junto a opinião pública, que na sua visão vem sendo novamente desgastada, é tornar uma ALE democrática e transparente. Alex disse ainda que o atual sistema presidencialista em vigor desde o mandato dos deputados do passado é uma afronta a democracia e dificulta a fiscalização do erário público.
“Não concordo com o atual sistema presidencialista da ALE, por isso venho sendo o árduo defensor da gestão democrática e transparente. Entendo que certamente muitos dos meus colegas pensam como a minha pessoa, que toda administração da ALE não podem ser comandadas apenas por duas pessoas: o presidente e um secretário geral, nem eu e certamente nem a maioria de meus colegas não tem conhecimento de como são administrados recursos da ALE”, afirmou o Alex.
Este movimento de descentralização que iniciou no final de 2007 vem se tornando mais forte a cada dia entre os deputados que não aceitam a forma que vêm sendo conduzidas as decisões do presidente Neodi e o seu secretário geral.
Ao ser questionado pela reportagem qual a atitude a ser tomada na próxima semana o deputado Alex foi enfático. “Ou esta situação se resolve nesta terça-feira ou não teremos clima para continuar em busca do resgate da credibilidade da ALE”, finalizou.