O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, a exemplo dos demais Regionais, iniciou às 8 horas deste domingo a Votação Paralela que acontece também neste segundo turno em horário normal da Eleição de Presidente da República, de 8h às 17h. A Votação está sendo processada na sala de treinamento da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal. Cerca de 1.000 (mil) votos, registrados em cédulas por alunos do colégio Tiradentes, estão sendo digitados em urna eletrônica e todo o procedimento filmado. O ato é público.
*A votação paralela foi introduzida pela Justiça Eleitoral em 2002, através da Lei 10.408, para comprovar a segurança e a confiabilidade do sistema informatizado de votação, por meio da comparação dos resultados da votação na urna eletrônica e em cédulas de papel. Todo o procedimento é filmado e acompanhado por auditores e fiscais de partidos. No primeiro turno, quando foram utilizadas duas urnas na votação paralela o resultado bateu em 100% dos votos em cédula de papel e os digitados, comprovando, mais uma vez, a credibilidade e transparência do sistema eletrônico de votação.
*Para a realização da Votação Paralela, o TRE promoveu, ontem, às 9 horas, em seu auditório, o sorteio das duas urnas que são utilizadas na votação (uma do interior e outra da capital). O sorteio foi feito na presença de fiscais de entidades da sociedade, de partidos políticos e do juiz Raduan Miguel Fillho, que é o presidente da Comissão de Auditoria do funcionamento das urnas eletrônicas mediante votação paralela. Após sorteadas, a urna da seção 69 da 13ª Zona Eleitoral de Ouro Preto do Oeste foi trazida para a Capital, ainda ontem, pela Polícia Rodoviária Federal. A urna de Porto Velho, da seção 101 da 21ª Zona Eleitoral, foi entregue pelo cartório na sede do TRE. Os juízes das respectivas zonas eleitorais sorteadas foram comunicados, por fax e telefone, pelo magistrado que conduz a votação paralela.