O estudante de enfermagem de uma faculdade da capital,Wanderlei Ruffato, protocolou documento no Ministério Público de Rondônia sobre ato ilegal ocorrido no último final de semana, na faculdade em que estuda, envolvendo os candidatos César Licório e Val F
O estudante , estudante de enfermagem de uma faculdade da cidade, formalizou denúncia junto ao Ministério Público do Estado de Rondônia, na quarta-feira (30), conforme documento protocolado com o nº 010927 (às 09h43), onde ele relata sobre o que ocorreu no último sábado (26/08) no auditório da faculdade em que estuda, em uma convocação de alunos, para se discutir os benefícios do Prouni. Nela estavam envolvidos dois candidatos da coligação“O Trabalho Continua” (PTN/PPS/PFL/PAN/PV/PRONA).
*Segundo ele, na realidade a reunião, que teve a participação maciça dos estudantes, serviu apenas de motivo para que dois candidatos fizessem propaganda política e apresentassem um documento de compromisso aos presentes para que fosse assinado. Constava no documento que os alunos que utilizam o Prouni se comprometiam a dar “apoio e empenho incondicional” para a eleição aos indicados. Em troca, segundo está descrito, os estudantes que dependem do Prouni teriam os benefícios solicitados atendidos, como compromisso de campanha.
Os candidatos são Val Ferreira (nome registrado no TSE: Valdelise Martins dos Santos), que concorre a uma vaga para deputada federal e Cezar Licório (ex-secretário da Educação do Estado e que integra também o quadro discente da instituição), que concorre a vaga para deputado estadual.
*Vale ressaltar que no papel distribuído entre os estudantes o único nome explícito é o do candidato Cezar Licório.
*No fim do documento está assim descrito:
*-
*”
O que os Bolsistas do Sistema PROUNI e os Estudantes F.I.E.S. tem a oferecer:
*Apoio e empenho incondicional para a eleição do Governador.... (espaço em branco).......,
*Deputado Estadual Cezar Licório, Deputado Federal.... (espaço em branco)..... e
*Senador.....(espaço em branco)....., que se comprometam com nossas reivindicações através de documento firmado no ato da reunião.
*Para a F.S.L. comprometemos em sermos destaques como os melhores profissionais nas áreas de nossas formação, elevando com isso o nome da F.S.L.”
*-
*CONSTRANGIMENTO
*Na denúncia o estudante deixa claro que o “(...) encontro não se tratava sobre o anúncio de benefícios do Prouni, mas sim sobre promessas de cunho político de candidatos que têm a intenção de se aproveitarem da necessidade de alguns grupos sociais em detrimento de suas campanhas eleitorais.”
*Wanderley ressaltou que os alunos se sentiram constrangidos com a reunião pois não era o que havia sido anunciado, principalmente pelo teor final do documento distribuído aos acadêmicos, que, para ele, ficou explícito de se tratar de uma espécie de compromisso, previamente elaborado, sem uma discussão clara.
*No documento entregue ao MP/RO, Wanderley explica que a convocação (anexado junto à denúncia, assim como documento de compromisso distribuído no dia pelos candidatos) estava sendo divulgada há pelo menos duas semanas antes de ocorrer, o que mobilizou não só alunos do Prouni como integrantes dos mais diversos cursos oferecidos pela faculdade.
*Na ocasião o estudante gravou a reunião com o seu celular e já encaminhou também as imagens ao Ministério Público do Estado para ser anexado ao documento de denúncia protocolado.