O II Painel de Debates “Lavagem de Dinheiro e Recuperação de Ativos”, promovido pelo Ministério Público do Estado de Rondônia em parceria com o Ministério da Justiça, foi encerrado na tarde de sábado com a palestra sobre “A Denúncia no Crime de Lavagem de Capitais”, proferida por Vladimir Aras – procurador da República da 4ª região. O assessor de informações e conhecimento do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI); mestre em Engenharia de Produção e doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Marcelo Stopanovski, foi o responsável pela palestras sobre “Ferramentas de Investigação na Sociedade do Conhecimento” dada no período da manhã de sábado.
*Ao encerrar o evento, que aconteceu durante dois dias no auditório “Silvio Aparecido Garcia de Oliveira”, na sede do MP, em Porto Velho, o procurador-geral de Justiça, Abdiel Ramos Figueira, agradeceu aos palestrantes, destacando a grande participação de Membros, Assessores Jurídicos e Assistentes de Promotorias do MP. “Foram palestras esclarecedoras sobre um tema palpitante. Acredito que foram captadas importantes informações sobre a lavagem de dinheiro e recuperação de ativos. A intenção do Ministério Público, através do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, foi oportunizar novos conhecimentos sobre o assunto aos integrantes da nossa Instituição”.
*O diretor do CEAF, procurador de Justiça Airton Pedro Marin Filho, disse que o II Painel de Debates entrou no contexto do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Lavagem de Dinheiro (PNLD) que é um sistema integrado de capacitação de agentes públicos e de orientação à sociedade no campo da prevenção e do combate à lavagem de dinheiro. Destacou também que o objetivo do evento foi explorar, por meio das palestras, as iniciativas de modo integrado e racional, criando uma comunidade de aprendizado contra a lavagem de dinheiro, não limitada pelo espaço físico, geográfico ou temporal e caracterizada por ser flexível, interligada, colaboradora e complementar.