Anuário Nacional de Segurança Pública, divulgado nesta semana, ainda aponta que estado é 10º mais violento do Brasil
Foto: Arquivo/Rondoniaovivo
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Rondônia passa mais um vexame quando o quesito é segurança pública no Brasil. E o exemplo não é positivo desta vez: é o estado com a maior taxa de feminicídios no país, segundo o Anuário Nacional de Segurança Pública.
Os índices apontam que Rondônia lidera a lista negativa no ano passado. Os dados indicam 3,1 casos para cada 100 mil mulheres.
Em 2021, Rondônia estava empatado em sexto lugar com o Espírito Santo. A taxa era de 2,0. Na época, o estado estava atrás de Acre, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí.
Mais vergonha
Rondônia também está entre os 10 com mais mortes violentas intencionais em 2022. Além disso, é a unidade federativa que teve o maior número de mortes violentas intencionais desde 2016.
Segundo os índices foram 34,3 mortes para cada 100 mil habitantes. Com esse dado, somos o terceiro pior da região Norte na listagem.
Geral
De acordo com o anuário da violência, as mortes violentas intencionais são:
- Crimes de homicídios dolosos, incluindo feminicídios;
- Lesões corporais seguidas de morte;
- Latrocínios, quando a vítima é assassinada para ser roubada.
No Norte, ano que são verificados os dados (2022), foram mais de 6,3 mil mortes. E destes, mais de 540 casos foram em cidades rondonienses.
Mais
Conforme divulgado pelo Rondoniaovivo nesta semana, dois municípios daqui entraram no ranking das 50 cidades mais violentas do país no ano passado: Porto Velho e Ji-Paraná têm mais taxas de mortes violentas e são as mais populosas de Rondônia.
E não para: Porto Velho se destaca de forma negativa entre as capitais do Brasil que o 4º maior índice de violência neste aspecto (homicídios e feminicídios).
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!