Um estelionatário vem atuando na capital se passando pelo major Renato Suff, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar. Usando um número de whatsapp que não existe, com a foto do oficial militar, o criminoso entra em contato com pessoas interessadas em vender motos.
O bandido se apresenta como sendo o oficial comandante do 5º BPM e solicita informações e fotos do veículo á venda e também do documento em dia. Após a pessoa mandar as informações, o golpista faz uma montagem com a foto da moto em frente à lojas e anuncia que está vendendo aquele veículo.
A pessoa interessada confia que realmente é com o major Suff que está negociando e deposita uma entrada ou até mesmo o valor total para o estelionatário que alega estar fazendo um preço bom porque está precisando de dinheiro.
O bandido avisa ainda que após o depósito a pessoa pode passar na loja para já pegar a moto. Segundo o major Suff, o golpe está sendo praticado pelo whatsapp web já que não foi identificado uso de chip.
O militar pede para que as pessoas fiquem atentas ao golpe e não forneçam nenhum tipo de informação sem conhecer realmente quem é a pessoa com quem se está conversando. Ele recomenda as seguintes orientações:
Desconfie de propostas muito vantajosas;
Investigue o histórico do comprador / vendedor antes de fechar negócio;
Garanta que o dinheiro entrou na sua conta bancária antes de oficializar a venda de um carro;
Sempre peça a opinião de um mecânico de confiança;
Procure negociar apenas com empresas fidedignas com boa reputação no mercado e pessoas de boa índole;
Fique com um pé atrás em relação a comportamentos estranhos – como a pressa para finalizar a operação;
Tenha paciência no momento de comprar ou vender um carro, evitando agir por impulso.